PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: CARLA CRISTINA DECANDIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA CRISTINA DECANDIO
DATA : 19/07/2019
LOCAL: sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Formação de hidrogéis híbridos com poli(etileno glicol) biconjugadas com peptídeo amiloidogênico-silanizados.

Hidrogeis híbridos peptídicos são uma alternativa promissora para obtenção de estruturas biocompatíveis em escala nanoscópica. A variedade de combinações entre diferentes aminoácidos permite a construção de um vasto número de arquiteturas supramoleculares dotadas de propriedades físico-químicas igualmente diversas. Dessa forma, combinando copolímeros híbridos com biomoléculas tornam eles interessantes para aplicação biomédica e biomateriais, tais como, em engenharia de tecido e sistema carreador de fármacos. Nesse trabalho uma nova classe de hidrogéis híbridos foi obtida pelo processo sol-gel, baseado em uma sequência peptídica amilidogênica, composta exclusivamente de arginina, fenilalanina e glicina (Gly[Arg-Phe]4) esta foi sintetizada e funcionalizada com um alcoxissilano via fase sólida, então ligados covalentemente ao polientilenoglicol (bis) silanizado. A partir da analise de RMN H, LC/MS e FTIR indicaram a obtenção das novas moléculas sintetizadas utilizadas na formação dos hidrogéis. Dados de infravermelho trouxeram informações da obtenção dos hidrogéis híbridos, além de mostrar a presença de estruturas do tipo b-folha formada pelos peptídeos. As medidas de análise térmica permitiram estudar a cerca da estabilidade térmicas dos hídrogéis e, além disso, corrobora com os dados estruturais de FTIR na formação do hidrogel híbrido. Propriedades reológicas mostraram que os hidrogéis apresentam características predominantemente elástica, com módulo de armazenamento (G’) maior que o módulo de perda (G”) em todas as composições, ajustando as curvas ao modelo Power Law   mostraram que os géis apresentam comportamento de fluido não-Newtoniano (n<1), e demonstrou propriedade tixotrópica para a amostra 0,09PPS. Também foram realizados experimentos de espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS) que trouxeram informação sobre a estrutura do sistema na escala nanométrica, propomos um modelo de ajuste das curvas experimentais que nos mostram que o sistema apresenta duas morfologias independentes entre si. Corroborando com os resultados de SAXS as imagens de microscopia eletrônica e força atômica revelara regimes amorfos e fibrilares dependendo da concentração de peptídeo-silano na matriz do hidrogel.

Presidente - Interno ao Programa - 1544341 - WENDEL ANDRADE ALVES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1864481 - HUEDER PAULO MOISES DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1675708 - DANIELE RIBEIRO DE ARAUJO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1669182 - JOSE FERNANDO QUEIRUGA REY