PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: JESSICA CAROLINE PENA ALVES DA SILVA

DISCENTE : JESSICA CAROLINE PENA ALVES DA SILVA
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

FOTOANODOS BASEADOS EM TIO2 E ÓXIDO DE GRAFENO PARA APLICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO

TiO2 e α-Fe2O3 são óxidos amplamente investigados para uso como fotoanodos em processos como o desproporcionamento fotoeletroquímico da água em H2 e O2. Apesar de materiais promissores, tais óxidos apresentam algumas desvantagens. O TiO2 apresenta   como a elevada energia de band-gap (3.2 eV) tornando-o sensível somente à radiação UV. A banda de condução da hematita não possui potencial adequado para realizar a redução de H+ a H2, fazendo com que a reação não ocorra em potencial de circuito aberto, necessitando da aplicação de potencial externo para ocorrer. Uma estratégia para superar estas desvantagens consiste em preparar heterojunções destes materiais, que podem resultar em fotoeletrocatalisadores com propriedades melhoradas. Neste contexto, o uso de radiação micro-ondas na síntese destas heterojunções se torna muito atraente. Neste trabalho, foi realizada a síntese de uma heterojunção de TiO2, α-Fe2O3 e óxido de grafeno, utilizando método one pot assistido por micro-ondas. Os materiais foram caracterizados por microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia Raman, difração de raios X, espectroscopia vibracional na região do Infravermelho, e potencial zeta, onde foi possível identificar a presença de TiO2 na fase anatase, de óxido de grafeno reduzido e Fe2O3. Também foram realizadas caracterizações eletroquímicas como voltametria linear, cronoamperometria e medida da eficiência de conversão de fóton incidente em corrente elétrica (IPCE) para determinação da fotoeletroatividade dos materiais. Os resultados sugerem um melhor desempenho fotoeletroquímico para o sistema que contêm a heterojunção se comparada ao sistema em que não foi incorporado o ferro. Entretanto, o desempenho apresentado ainda é inferior ao esperado incialmente, fato que pode estar relacionado a problemas no transporte de massa e quantidade de óxido de grafeno na heterojunção, limitando a eficiência do fotoeletrodo.

Presidente - Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3107918 - WILLY GLEN SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IRINA MARINHO FACTORI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3323134 - LUIZ DUARTE RAMOS