REMODELAGEM DA SUPERFÍCIE DE ENERGIA POTENCIAL DA REAÇÃO QUÍMICA F + H2O → HF + OH
Superfícies de energia potencial (SEP) são funções matemáticas que descrevem a interação entre os átomos ao longo de uma reação química. Sabendo disso, a Química Computacional nos possibilita a construção de SEPs das reações químicas, que tem várias aplicações, como o estudo da dinâmica das reações e da espectroscopia vibracional. A acurácia dos resultados dependerá diretamente da acurácia da própria SEP, em particular das energias dos estados estacionários.
Para a construção de uma SEP é necessário a realização de diversos cálculos de estrutura eletrônica. Porém, como tais cálculos podem ser computacionalmente caros, muitas vezes a energia eletrônica de apenas alguns pontos no espaço de configurações nucleares pode ser calculada através de métodos mais acurados. Por isso, estratégias foram desenvolvidas para se remodelar SEPs já descritas na literatura, para que essas descrevem as energias de estados estacionários obtidos por outros métodos de estrutura eletrônica, potencialmente mais acurados.
Propõe-se então uma remodelagem descrita por uma expressão matemática que é obtida multiplicando a SEP original por uma soma de Gaussianas, cada uma centralizada em um ponto estacionário cuja energia deseja-se modificar. A Gaussiana, nesse caso, é a função que será responsável pela remodelagem da SEP. Ao utilizar essa expressão, observamos que a remodelagem não será adequada quando a SEP possuir geometrias com energia igual a zero, pois isso gera singularidades na função que faz a remodelagem. Então, é possível resolver tal problema realizando-se a remodelagem em uma SEP com energias deslocadas por uma constante.
Depois de definido o procedimento de remodelagem, o aplicamos na SEP da reação química F + H 2 O→HF + OH que foi desenvolvida pelo grupo do professor Hua Guo. Foi possível realizar a remodelagem desta SEP, modificando energias relativas dos pontos estacionários. Em algumas regiões das SEPs (original e remodelada) as energias e o comportamento de ambos eram similares, mas com as energias dos pontos estacionários modificadas. E essa diferença pode afetar na dinâmica e na cinética da reação química em questão.