PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS GORITO DOS SANTOS

DISCENTE : LUCAS GORITO DOS SANTOS
DATA : 10/10/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/wagner-27

REMOÇÃO DE NITRATO EM SOLUÇÕES AQUOSAS POR PROCESSOS DE ADSORÇÃO EM COMPÓSITOS ARGILACARVÃO

O nitrato é um poluente presente em todas as águas superficiais e subterrâneas devido à sua elevada solubilidade em água. O excesso de nitrato em ambientes aquáticos representa uma ameaça potencial aos ecossistemas e à saúde humana ao contribuir para a eutrofização e causar metemoglobinemia grave (síndrome do bebê azul). Nesse contexto, o presente projeto, visando a adsorção de nitrato em soluções aquosas, se propôs a preparar os seguintes adsorventes: (1) Carvão de glicerol, carbonizado hidrotermicamente na presença de H2SO4 concentrado (95-99%) e FeCl3(s); (2) Compósitos TechPhos/Lodo de Esgoto. Os sólidos (1) e (2) foram submetidos a um tratamento térmico sob fluxo de N2 e/ou NH3 (amonização) sob diferentes temperaturas (400-800°C). Os materiais foram caracterizados por técnicas como análise elementar (CHNS), Potencial Zeta, Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FT-IR), Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS) e Adsorção de N2. Os materiais a base de TechPhos/Lodo de esgoto apresentaram estrutura porosa pouca desenvolvida (área superficial < 34m2/g) e pouca ou nenhuma capacidade de retenção de nitrato nas condições estudadas. A análise dos carvões de glicerol revelou que antes da etapa de amonização houve o desenvolvimento da estrutura porosa (652 m2/g) e nanopartículas de ferro estavam presentes no material (1,14% de Fe), contudo, o sólido não apresentou capacidade de adsorção nas condições estudadas. A etapa de amonização foi responsável por desenvolver capacidade de retenção de nitrato nos carvões de glicerol. Temperaturas baixas (400°C) de amonização promoveram grupos N2 (amino/imina/amida - 92,09%), sem impactar significativamente a capacidade de adsorção do CG01-NH3-400 (0,18 mg/g), sua porosidade (558 m2/g) ou pHPCZ<1. A 600°C, não houve maior desenvolvimento estrutural e predominaram grupos N1 (piridina - 66,81%) com surgimento de N3 (pirrol/lactama/piridona/anilina) e N5 (Óxido de piridina), elevando seu pHPCZ a 3,2 e favorecendo a adsorção de nitrato no CG01-NH3-600 (1,97 mg/g). A amonização a 800°C não inseriu grupos nitrogenados, entretanto, o tratamento favoreceu maior desenvolvimento da porosidade no CG01-NH3-800 (1034 m2/g) e de um pHPCZ mais elevado (3,4), resultando na maior capacidade de retenção de nitrato dentre os materiais (2,84 mg/g). Durante as próximas etapas, pretende-se realizar a análise Termogravimétrica (TGA), de Difração de raios-X (DRX) e Plasma por acoplamento indutivo (ICP) dos carvões de glicerol amonizados, assim como o XPS desses sólidos após a adsorção de nitrato. Além disso, planeja-se obter suas cinéticas e isotermas de adsorção (pH, concentração de nitrato e proporção adsorvente:nitrato) e, por último, realizar testes de remoção de nitrato em esgotos domésticos reais.

Presidente - Interno ao Programa - 1601156 - WAGNER ALVES CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GEÓRGIA CHRISTINA LABUTO ARAÚJO - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GABRIELA TUONO MARTINS XAVIER
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762430 - DALMO MANDELLI