PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: GABRIELA TUONO MARTINS XAVIER

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA TUONO MARTINS XAVIER
DATA : 27/07/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/wagner-27

Síntese, caracterização e aplicação de membrana de PVDF incorporada com bentonita modificada para remoção de fósforo

A eutrofização é uma questão ambiental de grande relevância atualmente sendo resultado do acúmulo excessivo de nutrientes, como fósforo e nitrogênio, em corpos de água. Devido ao fato de o fósforo ser essencial para o crescimento das plantas e desempenhar um papel vital em todos os seres vivos, a remoção e a recuperação desse elemento em ambientes superconcentrados têm sido objeto de diversas pesquisas. Isto porque, além dos problemas ambientais associados ao seu excesso, o fósforo é um recurso natural não-renovável. Neste contexto, este projeto visou a obtenção de membrana de matriz mista incorporada com bentonita modificada com Fe(III) (NT-25Fe), a modo de favorecer o mecanismo de adsorção como meio de separação do fósforo de soluções aquosas. Para tal finalidade foi utilizada uma argila natural, nacional e de baixo custo que possui capacidade máxima de adsorção igual a 5,8 mg P/g, suportadas em fluoreto de polivinilideno (PVDF), um polímero amplamente utilizado na fabricação de membranas de ultrafiltração. As membranas de matriz mista obtidas neste trabalho apresentaram aumento na resistência térmica, porosidade, área superficial e permeabilidade quando comparadas à membrana pura. As membranas com adição de adsorvente se mostraram resistentes à pressão necessária para processos de filtração contínua. Os testes de adsorção em batelada demonstraram que a capacidade máxima de adsorção (Qm) da membrana 1,5:1,2:10 (NT-25Fe:PVDF:DMF) é de 1,40 mg P/g, com equilíbrio sendo atingido em 360 min de contato. Foi possível verificar também que os modelos de pseudo-segunda ordem (cinética) e de Langmuir (isoterma) foram os que mais se adequaram aos dados obtidos, comprovando que a adsorção ocorre por meio de uma quimissorção, com formação de um complexo de esfera interna entre os íons ferro e as espécies de P. Os testes de adsorção em fluxo contínuo demonstraram que a membrana possui capacidade de regeneração em três ciclos consecutivos, com recuperação de mais de 60% do P adsorvido. Adicionalmente, o aumento da pressão teve pouco efeito na capacidade de adsorção pelo material, que apresentou remoção de até 50% do P presente em fluxo contínuo. A Q (mg P/m²) foi maior para valores de pH 3,0 e 7,0, enquanto apresentou um aumento com o incremento gradual na concentração inicial de P e na quantidade de adsorvente presente na matriz polimérica. A filtração simultânea de matéria orgânica, na forma de ácido húmico, resultou em incrustação na superfície do material levando tanto à diminuição no fluxo quanto na remoção de P. Por fim, a elaboração e desenvolvimento deste estudo foi fundamentada na crescente necessidade e interesse da comunidade científica na busca de materiais, métodos alternativos e tecnologias para minimizar os impactos ambientais causados pelo excesso de fósforo. Nessa perspectiva, a membrana desenvolvida apresentou capacidade de remoção deste nutriente em diferente condições experimentais, demonstrando potencial para aplicação em diversas matrizes e processos.

Presidente - Interno ao Programa - 1601156 - WAGNER ALVES CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GLÁUCIA PANTANO - UFPR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SANDRA ANDREA CRUZ - UFSCAR