PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYCOM CEZAR VALERIANO

DISCENTE : MAYCOM CEZAR VALERIANO
DATA : 16/06/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/ufabc/exame-de-qualificacao-maycom-c-valeriano

Espectroscopia Raman assistida por machine learning para o estudo de parâmetros de estabilidade de biodiesel

Sendo um biocombustível análogo ao diesel, o biodiesel surge como uma fonte de energia bio-renovável. Porém, sua utilização demanda metodologias que visam manter a qualidade e reduzir os danos ao motor e ao meio ambiente. Neste contexto, as técnicas espectroscópicas tornaram-se uma alternativa adequada que permite análises não destrutivas e requer volume amostral mínimo. Dentre elas, a espectroscopia Raman, que mede o espalhamento inelástico da radiação, tem se mostrado uma técnica promissora para monitorar a qualidade do biodiesel. No entanto, devido à grande quantidade de informações armazenadas nos espectros Raman e à complexidade das amostras, é um desafio extrair informações quantitativas diretamente, tornando necessário o uso de métodos de processamento multivariado para modelar e extrair as informações relevantes para fins exploratórios ou quantitativos. A partir dessa perspectiva, este trabalho usa métodos de mineração de dados e aprendizado de máquina para classificar amostras de biodiesel de soja e determinar a estabilidade oxidativa sob a legislação vigente estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A combinação de espectroscopia Raman e análise exploratória permitiu o rastreamento de modificações estruturais em moléculas de biodiesel através de mudanças observadas principalmente nos modos CH2, CH3 e -C=C. Classificadores multivariados como PLS-DA, SVM e SIMCA foram aplicados para classificar amostras de biodiesel de acordo com seu teor de água (valor limite = 200 mg kg-1) por meio de seus modos vibracionais O-H, CH2 e CH3. Além disso, a estabilidade oxidativa, definida como a resistência do biocombustível aos processos oxidativos causados pelo oxigênio e temperaturas mais próximas à ambiente, e medida através do tempo de indução, foi avaliada através da construção de modelos de calibração PLS. As mudanças estruturais causadas pelo processo de oxidação mostraram diferenças nos modos vibracionais CH2 e CH3 principalmente devido à quebra da ligação C=C. Além disso, um procedimento de soft modeling usando um método de resolução multivariada de curvas (MCR-ALS) foi aplicado para estudar a cinética desse processo. Para o Exame, é apresentado um artigo recentemente submetido à publicação.

Presidente - Interno ao Programa - 3047441 - MONICA BENICIA MAMIAN LOPEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1543683 - IVANISE GAUBEUR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PATRICIA VALDERRAMA - UTFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA