CARACTERIZAÇÃO DO DETERMINANTE DE SLATER MAIS PRÓXIMO DE UMA FUNÇÃO DE ONDA CORRELACIONADA E ESTIMATIVA DA ENERGIA FULL-CI INDIRETAMENTE
O uso de códigos e algoritmos na química teórica vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Uma grande parcela desses códigos executa cálculos de métodos de estrutura eletrônica, os quais podem ser caros computacionalmente, dadas as naturezas das bases e dos sistemas em estudo. Portanto, o entendimento dos métodos de estrutura eletrônica é de grande importância, podendo levar ao desenvolvimento de métodos que forneçam resultados acurados, de forma mais simples e rápida.
Neste estudo, trabalhamos com um algoritmo desenvolvido pelo grupo, que otimiza a função de onda ΨminD, e que minimiza a distância até uma função de onda correlacionada e verificamos se a partir desta distância é possível alcançarmos (ou chegarmos o mais próximo possível) da energia exata do sistema, a energia full configuration interaction (FCI), de uma forma mais barata e rápida do que efetuar o cálculo FCI diretamente.
Realizamos essas avaliações de duas formas diferentes: com um ponto de vista mais geométrico, onde analisamos a distância entre funções de onda (através de suas integrais de sobreposição) com interpretação de gráficos e de ilustrações. E de uma segunda forma, onde utilizamos um sistema de rede neural (machine learning) para verificarmos como essas integrais de sobreposição podem ser usadas para estimar a energia FCI.
Das integrais de sobreposição utilizadas, duas delas conseguiram fazer uma boa estimativa da energia FCI, o que sugere que a análise geométrica realizada pode ser usada para obter informações sobre a função de onda FCI.