PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: WELLINGTON DIEGO DA ASCENCAO

DISCENTE : WELLINGTON DIEGO DA ASCENCAO
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Sala 307 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

ESTUDO QUIMIOMÉTRICO DA REAÇÃO DE REDUÇÃO DO NITRATO A NITRITO PELO ZINCO METÁLICO PARA QUANTIFICAÇÃO DE NITRATO EM ÁGUAS POR ESPECTROFOTOMETRIA NO VISÍVEL

Nitrato e nitrito são compostos nitrogenados cuja quantificação em águas é de suma importância para o meio ambiente e para a saúde humana. Altas concentrações desses compostos em água advêm de ações antrópicas no meio ambiente e estão relacionadas com a ocorrência de câncer em seres humanos. A determinação da concentração de nitrato em soluções aquosas não é uma tarefa trivial, e diversos métodos analíticos já estão disponíveis. No entanto, os limites de detecção da concentração de nitrato nesses métodos são restritos e sensíveis a interferências. Além disso, o uso de cádmio como agente redutor em algumas quantificações não é ecologicamente correto. Neste trabalho, foi desenvolvida uma nova abordagem para a quantificação de nitrato em água, mesmo em menores concentrações, por espectrofotometria indireta UV-VIS. O nitrato é reduzido a nitrito com zinco metálico granulado, em meio tamponado com solução tampão de acetato/ácido acético, e o nitrito é quantificado por espectrofotometria visível usando reação de Griess pelo método da sulfanilamida e N-(1-naftil)-etilenodiamina. Foi usado o planejamento experimental total para avaliar a influências das variáveis e por delineamento composto rotacional central para se chegar no ponto ótimo da eficiência da reação de redução do nitrato a nitrito. Foi avaliada a influência do pH, constituição e concentração da solução tampão, massa de zinco e granulometria, tempo de agitação na eficiência da geração de nitrito. As condições ideais foram: solução tampão acetato-ácido acético com concentração e pH, respectivamente, 0,80 mol L-1 e 6,10; tamanho e massa das partículas de zinco, nesta ordem, 20 MESH , 300 mg de zinco. O LOD e o LOQ foram iguais a 0,024 mg L-1 e 0,08 mg L-1, respectivamente. O método mostrou excelente acurácia e precisão para quantificar nitrato em amostras de água mineral engarrafada, água superficial, água de mar, água de abastecimento, água subterrânea e efluentes, substituindo o cádmio por zinco, um reagente mais ecológico. Além disso, o método apresentou LOD e LOQ inferiores aos métodos tradicionais baseados na espectrofotometria do visível.

Presidente - Interno ao Programa - 1864481 - HUEDER PAULO MOISES DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3047441 - MONICA BENICIA MAMIAN LOPEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544248 - JOSE CARLOS RODRIGUES SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO