PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: JOSÉ MATHEUS DE FREITAS COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ MATHEUS DE FREITAS COSTA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

Síntese e caracterização de derivados xantenos para aplicação como fotossensibiizadores em terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tipo de modalidade terapêutica empregada no tratamento de diversos tipos de câncer, entre eles de cabeça e pescoço, e infecções microbianas. Em linhas gerais, a Terapia Fotodinâmica envolve três variantes para sua ação: i) a aplicação de um princípio ativo, denominado de fotossensibilizador (FS), ii) Luz e iii) oxigênio presente no meio. A incidência de luz promove a excitação do FS a um estado energético excitado que, ao transferir energia e/ou elétrons para as moléculas de oxigênio ao seu redor, gera uma mistura complexa de espécies reativas, espécies estas que reagem com biomoléculas provocando danos celulares irreparáveis. Dentre os potenciais fotossensibilizadores, destaca-se a classe dos Xantenos, uma classe de corante que apresenta bom rendimento de geração de espécies reativas de oxigênio sob irradiação com comprimento de onda adequado. Apesar de ter sua eficiência comprovada como fotossensibilizador, muitos estudos limitam-se a descrever a ação de xantenos comerciais como a Fluoresceína (FSC), o Rosa-Bengala (RB), a Eritrosina (ES) e a Eosina (ESY), não tendo muitos avanços relacionado a outros xantenos com modificações em sua estrutura. Neste trabalho realizamos a síntese de 16 xantenos com o objetivo de estudar suas propriedades fotofísicas e aplica-los em TFD. Os compostos sintetizados foram purificados e caracterizados por técnicas de RMN-1H e 13C, dos quais podemos citar a síntese da Fluoresceína, 3´,4´,5´,6´-tetrabromo-fluoresceína, 3´,4´,5´,6´-tetracloro-fluoresceína, 3´,4´,5´,6´-tetraflúor-fluoresceína, 4´,5´, -dicloro-fluoresceína, 4´(5´)-nitro-fluoresceína, 2´(3´)-nitro-fluoresceína, 2,7-dicarboxi-fluoresceína, diidro-fluoresceína, 4´(5´)-carboxi-fluoresceína, 3´(4´)-tert-butil-fluoresceína, nafta-fluoresceína, e os ésteres etílico, isopropílico, n-butílico e isobutílico da carboxi-fluoresceína. Destaca-se o desenvolvimento de uma metodologia de separação dos isômeros dos esteres da carboxi-fluoresceína empregando o sistema de HPLC preparativo.

Presidente - Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544344 - VANI XAVIER DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544394 - PAULA HOMEM DE MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO SERGIO CALEFI - IFSP