PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANILDO AFONSO DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANILDO AFONSO DE BRITO
DATA : 25/11/2022
LOCAL: meet.google.com/kbx-uvcw-aiz

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIPARASITÁRIO DE ACETOGENINAS ACETILÊNICAS ISOLADAS DAS SEMENTES DE Porcelia macrocarpa (WARM.) R. E. FRIES (ANNONACEAE)

As plantas vêm se destacando como importantes fontes de moléculas a serem exploradas para o desenvolvimento de protótipos e potenciais fármacos frente ao tratamento das mais diversas doenças, principalmente aquelas consideradas negligenciadas. Neste contexto, tendo em vista a doença de Chagas, que tem como agente etiológico o protozoário Trypanosoma cruzi, o qual atinge mais de seis milhões de indivíduos, e cujo o arsenal efetivo terapêutico disponível para o tratamento ainda é bastante reduzido e insatisfatório. No Brasil, o benznidazol é o único medicamento disponível, sendo este muito limitado devido aos efeitos colaterais. Assim, a busca por novos protótipos, principalmente aqueles baseados em estruturas de produtos naturais, é fundamental. Nesse aspecto, o presente trabalho teve como objetivo realizar o estudo fitoquímico das sementes de Porcelia macrocarpa (Warm.) R. E. Fries (Annonaceae) para obtenção de metabólitos com ação anti-T. cruzi. Em um estudo prospectivo inicial, foi observado que o extrato em CH2Cl2 das sementes mostrou atividade expressiva para as formas tripomastigotas de T. cruzi (100% de morte a 200 μg/mL). A análise por RMN de 1H e 13C do extrato em CH2Cl2 mostrou que o mesmo é constituído majoritariamente por acetogeninas acetilênicas. Assim, este material foi submetido ao fracionamento cromatográfico, obtendo oito acetogeninas acetilênicas (1 - 8) estruturalmente relacionadas, incluindo seis compostos inéditos na literatura, (2S,3R,4R)-3-hidroxi-4-metil-2-(n-octadec-11′-in-17′-enil) butanolídeo (1), (2S,3R,4R)-3-hidroxi-4-metil-2-(n- docos-11′-in-21′-enil) butanolídeo (3), (2S,3R,4R)-3-hidroxi-4-metil-2-(n-tetracos-11′-in-23′-enil) butanolídeo (4),  (2S,3R,4R)-3-hidroxi-4-metil-2-(n- octadec-11′-inil) butanolídeo (5), (2S,3R,4R)-3-hidroxi-4-metil-2-(n- docos-11′-inil) butanolídeo (7) e (2S,3R,4R)-3-hidroxi-4-metil-2-(n-tetracos-11′-inil) butanolídeo (8), cujas estruturas foram determinadas por analises de RMN e EM. A atividade antiparasitária dos compostos 18 mostrou valores de CE50 para as formas tripomastigotas (extracelulares) de 1,9; 6,7; 16,7; 44,1; >150; 9,4; 8,4 e 5,6 μM, respectivamente, e reduzida citotoxicidade frente a células NCTC na concentração máxima testada (CC50 > 200 µM). Frente às formas amastigotas (intracelulares) os compostos 1, 2, 3, 6, 7 e 8 mostraram valores de CE50 de 7,6; 10,9;13,9; 9,2; 9,2 e 1,1 µM respectivamente. Dentre as acetogeninas, cabe destacar que o composto 8 apresentou elevada seletividade (IS > 181,8) para as formas amastigotas de T.  cruzi. Esses resultados sugerem que a extensão da cadeia lateral desempenha papel importante na atividade. Os resultados obtidos até então, contribuem para a quimiosistemática da espécie de P. macrocarpa, visto que descreve pela primeira vez a ocorrência dos compostos 1, 3, 4, 5, 7 e 8 na literatura. Além disso, foi possível observar que o potencial antiparasitário apresentados pelos compostos são promissores para o desenvolvimento de protótipos para a obtenção de novos fármacos para o tratamento da doença de Chagas.

Presidente - Interno ao Programa - 1623577 - JOAO HENRIQUE GHILARDI LAGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIANA HELENA CHAVES - UFPI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRE GUSTAVO TEMPONE CARDOSO - Adolfo Lutz
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI