PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELEN REIS MODESTO

DISCENTE : HELEN REIS MODESTO
DATA : 27/10/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/wagner-27

Preparo e caracterização de carvões ácidos e magnéticos a partir de biomassa de levedura e resíduo de biomassa de levedura para uso como catalisadores heterogêneos

Catalisadores são de suma importância em processos de obtenção dos mais diversos produtos químicos e novos combustíveis. A catálise heterogênea tem utilização e remoção mais fáceis e, por esse motivo, há um foco renovado na obtenção de catalisadores heterogêneos mais eficientes. Os resíduos agroindustriais se destacam no cenário atual pois atendem a ideais de sustentabilidade para a redução de impactos na cadeia produtiva e estão de encontro a bioeconomia. O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar no mundo e essa indústria é uma das maiores geradoras de resíduos e subprodutos, que podem ter seu valor agregado das mais diferentes maneiras. Sólidos a base de carbono, como os resíduos da indústria sucroalcooleira, tem grande potencial na área da catálise, pois possuem alta estabilidade térmica, além de estrutura porosa e acidez superficial elevada, podendo ser incrementada com etapas posteriores de síntese. No presente trabalho diferentes metodologias de síntese foram aplicadas para obtenção de possíveis catalisadores heterogêneos a base de biomassa e resíduo de biomassa e os materiais obtidos foram submetidos a diferentes métodos de caracterização de suas propriedades físicas e superficiais.

Presidente - Interno ao Programa - 1601156 - WAGNER ALVES CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 233.691.308-90 - YVAN JESUS OLORTIGA ASENCIOS - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIEZER LADEIA GOMES - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623562 - RODRIGO LUIZ OLIVEIRA RODRIGUES CUNHA