PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE FERREIRA DA SILVA

DISCENTE : DAYANE FERREIRA DA SILVA
DATA : 27/09/2022
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Combinando técnicas computacionais com ensaios de
inibição enzimática para o desenvolvimento de novas
drogas para combater o Sars-CoV-2 e futuras variantes.

Visto o impacto da pandemia causado pelo Sars-CoV-2 e  a necessidade de uma droga para combatê-lo, selecionamos uma proteína estratégica do virus como alvo drogável. O trabalho experimental se inicia com uma molécula modelo e uma biblioteca open access de diferentes cristais da MPro do Sars-CoV-2; plataforma esta onde foram aplicadas diferentes técnicas de bioinformática, cruzada com estudos de inibição da MPro (in vitro) de moléculas selecionadas, compradas e testadas no Brasil. O resultado foi um estudo detalhado do ambiente químico de regiões relevantes e sensíveis para a manutenção da estrutura tridimensional da enzima nativa e a proposta de uma próxima geração de moléculas para o tratamento da COVID-19, empregando a técnica de crescimento vetorial de moléculas modelo, dentro do contexto de fragment based drug Discovery (FBDD).
O diferencial deste trabalho frente aos outros estudos focados na inibição da MPro, foi a escolha do sítio de dimerização da Main Protease como alvo farmacológico, dado seu alto grau de conservação evolutiva em relação ao restante da enzima, sendo assim, a droga a ser desenvolvida poderá não só ser efetiva para o SARS-CoV-2, como pode continuar servindo como tratamento para novas variantes de coronavírus que venham a surgir ao longo do tempo.

Presidente - Interno ao Programa - 1909951 - ARTUR FRANZ KEPPLER
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544403 - MAURICIO DOMINGUES COUTINHO NETO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544394 - PAULA HOMEM DE MELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623577 - JOAO HENRIQUE GHILARDI LAGO