PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: MIGUEL TABANEZ

DISCENTE : MIGUEL TABANEZ
DATA : 18/08/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-dissertacao-miguel-tabanez

Avaliação do perfil ionômico em modelos de doença de Alzheimer in vitro e in vivo e efeitos do antioxidante Hidroxitirosol

Com o aumento da expectativa de vida da população em geral, a incidência de doenças neurodegenerativas aumenta, sendo cada vez mais provável conhecer alguém que é afetado. Na doença de Alzheimer (AD) o principal sintoma visto em pacientes é a perda de memória. Uma consequência e/ou fator agravante de AD é a desregulação dos níveis metálicos em células e órgãos. O objetivo deste trabalho é elucidar o perfil ionômico por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) do plasma sanguíneo, córtex frontal e hipocampo no modelo in vivo com estreptozotocina (STZ) com ou sem a presença do antioxidante hidroxitirosol (HT, 4-(2-hydroxyethyl)benzene-1,2-diol); e também demostrar o efeito gerado em teste comportamental de Barnes. Usou-se ratos Wistar com 2 injeções intracerebroventricular (ICV) de STZ (3 mg/kg, em tampão citrato), ou com injeções prévias de HT (1 µL/450 µM). Na 4ª semana de tratamento, animais foram submetidos ao labirinto de Barnes para testagem comportamental de localização espacial e memória espacial, e por último a eutanásia. Após estanasiados, os tecidos do plasma, córtex frontal e hipocampo foram recolhidos pós perfusão salina. Os tecidos recolhidos foram analisados por ICP-MS nos isótopos de Ca, Co, Fe, Zn, Mn e Cu. O labirinto de Barnes apresentou poucas diferenças significativas no ensaio, o grupo STZ apresentou maior distância e menor certeza na exploração do labirinto de Barnes em comparação ao grupo controle. Já o grupo STZ+HT não apresentou diferenças significativas, com resultados mais próximos ao grupo controle. Na análise do perfil iônomico dos tecidos com ICP-MS, o plasma sanguíneo do grupo STZ apresentou menor concentração de cobalto em comparação ao controle, o grupo STZ+HT apresentou equivalência ao controle neste e outros elementos analisados do plasma. No córtex frontal, a concentração de cálcio do grupo STZ+HT é maior que o controle, resultado de um efeito agravador na concentração deste metal com o uso de HT. A concentração do cobre foi maior no grupo STZ em comparação ao controle, já o grupo STZ+HT apresentou equivalência ao grupo controle. No hipocampo, cálcio e ferro apresentaram concentrações maiores no grupo STZ em comparação ao controle; o grupo STZ+HT demonstrou semelhança ao controle. O cobalto obteve concentrações menores no hipocampo do grupo STZ+HT em comparação ao grupo controle. Os resultados demonstram pouca efetividade dos tratamentos no labirinto de Barnes com poucas diferenças significativas e efeito positivo mínimo do HT. Já a análise por ICP-MS demonstra mudança no perfil iônomico causado pelo STZ sozinho ou em conjunto com HT, similar à vista na literatura clínica de AD. Porém STZ e STZ+HT icv demonstraram ineficiência em mudar concentrações de Zn e Mn.

Presidente - Interno ao Programa - 1544365 - GISELLE CERCHIARO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1933328 - HELOISA FRANCA MALTEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1994696 - SILVIA HONDA TAKADA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623774 - KARINA PASSALACQUA MORELLI FRIN