PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIELLE ALBUQUERQUE FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIELLE ALBUQUERQUE FREIRE
DATA : 20/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/vani
TÍTULO:

Aplicações biológicas com novos peptídeos antimicrobianos, derivados da Imcroporina e do Balteatide


PÁGINAS: 35
RESUMO:

A resistência de micro-organismos a medicamentos e a busca por tratamentos adequados a doenças negligenciadas, são problemas cada vez mais significativo na sociedade. Portanto, são necessárias novas alternativas para o tratamento de infecções, com maiores atividades antimicrobianas, alta seletividade e menor toxicidade.

Peptídeos antimicrobianos (PAMs) são uma alternativa terapêutica promissora, pois possuem aplicabilidade diversa e versatilidade ampla em seu campo sequencial, atuando, assim, como um potente antimicrobiano.

No presente trabalho, foram realizados estudos direcionados a novos designs de PAMs provenientes de diferentes organismos. O primeiro grupo de peptídeos, é originado do veneno de escorpião, da espécie Isometrus maculates, e tem como peptídeo original a Imcroporina, na qual teve o estudo focado contra doença de Chagas. O segundo grupo de estudo é proveniente do Balteatide, peptídeo isolado da secreção da pele de rã, da espécie Phyllomedusa baltea, o qual os experimentos foram focados em bactérias.

Os peptídeos utilizados nesse trabalho foram sintetizados pelo método da fase sólida, utilizando a estratégia F-moc, purificados por HPLC e caracterizados por LC/ESI-MS. Nos estudos biológicos contra Trypanossoma cruzi, o efeito tripanocida foi avaliado em formas epimastigotas, tripomastigotas e amastigotas. A toxicidade foi avaliada nas células hospedeiras LLC-MK2 por MTT e o índice de seletividade (IS) foi determinado. O mecanismo de ação em T. cruzi foi estudado em formas epimastigotas através de citometria de fluxo utilizando os marcadores 7AAD/AX, DCF, Rho 123 e através de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os experimentos com bactérias, contaram com teste de inibição de micro-organismos do grupo ESKAPE, o mecanismo de ação foi investigado pela permeabilização e despolarização de membrana e a ação infecciosa, in vivo, também foi realizada por meio da infecção da pele por abrasão de rato.

Os resultados da família de peptídeos da Imcroporina, foram excelentes, tendo como protagonista o análogo [K]3-Imcroporina-NH2, o qual preencheu os requisitos para ser um promissor antichagásico. E os resultados com as bactérias mostraram o [K]1-Imcroporina-NH2 como antimicrobiano potente na superação da resistência microbiana. A abordagem de modificação sequencial dos peptídeos, disponibiliza informações importantes entre propriedades físico- química e efeito antimicrobiano. Para que no futuro, essa classe de moléculas, de fato, sejam os novos quimioterápicos que a sociedade necessita.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1544344 - VANI XAVIER DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1941387 - FERNANDA DIAS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALICE MARIA COSTA MARTINS - UFC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 28/05/2022 14:42
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod