PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: LEONARDO HENRIQUE DE MACEDO

DISCENTE : LEONARDO HENRIQUE DE MACEDO
DATA : 02/05/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/karina-9

COMPLEXOS CICLOMETALADOS DE IRÍDIO(III): INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES FOTOFÍSICAS E ELETROQUÍMICAS EM FUNÇÃO DAS MODIFICAÇÕES NOS LIGANTES

Complexos de Irídio(III) possuem versatilidade aplicacional (dispositivos eletroluminescentes, catálise, sensores biológicos e químicos), pois exibem altos rendimentos quânticos de emissão fosforescente e sua emissão pode ser modulada sob toda faixa espectral visível. A escolha e combinação adequada de ligantes e substituintes permite regular o estado excitado responsável pela emissão. O presente trabalho reportou a síntese, caracterização e as propriedades fotofísicas e eletroquímicas de quatro complexos bis-ciclometalados de irídio(III) de estrutura geral mer-[Ir(CN)2(NN)]+ : Ir1-[Ir(ppy)2(NO2phen)]+ ; Ir2-[Ir(ppy)2(NH2phen)]+ ; Ir3-[Ir(Fppy)2(NO2phen)]+ e Ir4-[Ir(Fppy)2(NH2phen)]+ , onde o ligante ciclometalado CN = 2-fenil-piridina (ppy) ou 2-(2,4-difluor)-fenilpiridina (Fppy), e o ligante auxiliar NN = 5-nitro-1,10-fenantrolina (NO2phen) ou 5-amino-1,10-fenantrolina (NH2phen). Na etapa de caracterização foram usadas técnicas espectroscópicas (absorção e emissão UV/VIS, decaimento cinético do tempo de vida) e eletroquímicas (voltametria cíclica e pulso diferencial). Os complexos apresentaram potencial de oxidação Ir3+/Ir4+ na faixa de 1,27 até 1,84 V versus NHE e redução 𝑁𝑁 /𝑁𝑁.− e 𝐶𝑁 /𝐶𝑁.−em -1,04 à -0,19 V versus NHE. A presença de um sinal multieletrônico na oxidação em Ir2 e Ir4 indicou que o grupo NH2 também sofreu oxidação. A adição de átomos de flúor em CN estabilizou a energia do HOMO. O uso do grupo NO2 (forte sacador de elétrons) estabilizou o LUMO e o NH2 (forte doador de elétrons) desestabilizou o LUMO. O grupo NH2 gerou complexos com baixos 𝜙𝑒𝑚 e o grupo NO2 não teve emissão detectável, ambas em solução. Os estudos em meio rígido (PMMA) permitiram identificar o perfil das curvas de emissão dos complexos de baixa emissão. O trabalho evidenciou que as alterações (NH2 e NO2) no ligante fenantrolínico NN perturbaram drasticamente os níveis de energia dos complexos, e consequentemente, a natureza do estado excitado triplete (3MLCT) responsável pela emissão, gerando complexos com propriedades luminescentes inferiores aos complexos análogos contendo a 1,10-fenantrolina.

Presidente - Interno ao Programa - 1623774 - KARINA PASSALACQUA MORELLI FRIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1864481 - HUEDER PAULO MOISES DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671688 - ANDRE SARTO POLO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI