PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: DIEGO DE OLIVEIRA ROGÉRIO

DISCENTE : DIEGO DE OLIVEIRA ROGÉRIO
DATA : 07/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/sow-ywvv-kvd

Estudo da estrutura eletrônica e da dinâmica de ionização dissociativa induzida por radiação no ultravioleta de vácuo das moléculas de 1,2-dicloropropano (C3H6Cl2) e cloroacetona (C3H5OCl)

Os compostos organoclorados, dentre os quais destacam-se as moléculas de 1,2-dicloropropano e cloroacetona, possuem uma grande versatilidade de aplicações em processos químicos e farmacêuticos. Contudo, o comportamento desses compostos no meio ambiente é de grande preocupação para a comunidade científica, uma vez que essas moléculas podem participar da formação de subprodutos secundários que podem ser originados por meio de processos de fotoionização e fotofragmentação e que podem apresentar um papel importante na dinâmica das reações químicas que se desenvolvem na atmosfera. Apesar da relevância do tema em questão, poucos estudos contemplando o comportamento dessas espécies frente à exposição à radiação eletromagnética, bem como suas estruturas eletrônicas, encontram-se disponíveis na literatura. O projeto desenvolvido apresenta um caráter fortemente interdisciplinar, englobando subáreas experimentais e teóricas importantes da química, permitindo uma melhor compreensão de propriedades fundamentais das espécies em estudo e uma discussão mais bem justificada dos resultados obtidos. Além disso, o acesso e o domínio das diversas áreas científicas envolvidas nesse trabalho servirão como base importante para novos projetos a serem desenvolvidos na área de espectroscopia e termoquímica de sistemas moleculares de interesse científico em fase gasosa. O presente trabalho consiste, portanto,  na investigação da dinâmica de ionização dissociativa e propriedades correlatas desses sistemas moleculares em fase gasosa na faixa de radiação do ultravioleta de vácuo por meio da espectrometria de massas por tempo de voo acoplada com a técnica de espectroscopia de coincidência fotoelétron-fotoíon, empregando a radiação Síncrotron, onde as possíveis reações referentes aos canais de fragmentação observados foram propostas e discutidas, bem como no estudo teórico das propriedades estruturais, eletrônicas e termoquímicas das espécies observadas por meio de métodos computacionais avançados. Os resultados teóricos demonstraram que a molécula isolada de cloroacetona possui dois isômeros conformacionais, sendo a estrutura contendo o átomo de cloro em uma configuração limiar entre as conformações gauche/cis com respeito ao grupo metila mais estável em relação à conformação trans, ao passo que para o cátion molecular, somente a conformação gauche foi encontrada como um ponto de mínimo na superfície de energia potencial. A análise experimental dos espectros de massa demonstrou que o principal canal de fragmentação na faixa de energia de 10,85 a 21,28 eV corresponde à formação do cátion com m/z=43. A partir de dados disponíveis na literatura, foi possível derivar as entalpias de formação  da molécula neutra de cloroacetona e de seu cátion molecular por meio de rotas termoquímicas, obtendo-se os valores de -207,8 ± 5,8 kJ/mol e 755,1 ± 6,8 kJ/mol. De acordo com os resultados teóricos para o 1,2-dicloropropano, a conformação mais estável para a molécula neutra isolada corresponde aos átomos de cloro em configuração trans, sendo as outras conformações estáveis correspondentes aos átomos de cloro em uma conformação (+) gauche e (-) gauche. enquanto para o cátion molecular, além dessas configurações, verifica-se a existência dos isômeros em uma conformação (+) quase cis e (-) quase cis, sendo o último correspondente à conformação de menor energia. A análise de seus espectros de massa, por sua vez, foi efetuada por meio da obtenção dos espectros de massa na faixa de energia de 11,26 a 21,56 eV e demonstrou que os principais canais de dissociação resultam nas espécies formadas com razão m/z=62, m/z=63 e m/z=76. Por fim, uma análise comparativa das estruturas, propriedades e dinâmicas de dissociação de ambas as espécies foi realizada. Os resultados obtidos nesse trabalho podem fornecer meios para uma melhor compreensão da estabilidade e reatividade dessas espécies, bem como servir de modelo para determinação de propriedades fotoquímicas e fotofísicas de moléculas halogenadas e carbonílicas semelhantes.

Presidente - Interno ao Programa - 2604704 - ALEXSANDRE FIGUEIREDO LAGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544394 - PAULA HOMEM DE MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ARNALDO NAVES DE BRITO - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1864481 - HUEDER PAULO MOISES DE OLIVEIRA