Obtenção de fotocatalisadores baseados em nanoestruturas de niobato de bismuto (BiNbO4) sintetizadas por rotas
assistidas por micro-ondas
O Niobato de bismuto faz parte de um grupo de materiais que podem atuar como fotocatalisadores sensíveis à radiação visível, devido a sua baixa energia de band-gap e propriedades físico-químicas adequadas. A atividade fotocatalítica é dependente da morfologia e estrutura cristalina do catalisador, sendo que, o controle destas propriedades depende das condições empregadas durante sua síntese.
Contudo, o estabelecimento de protocolos de síntese demanda uma série de experimentos de tentativas e erro que consomem tempo e energia. Neste contexto metodologias de sínteses assistidas por micro-ondas emergem como uma alternativa viável, visto que apresentam inúmeras vantagens, tais como; aquecimento homogêneo, menor tempo de reação, maior rendimento do produto obtido e maior seletividade do produto obtido, além de distribuição estreita do tamanho das partículas.
Este projeto tem como objetivo estabelecer protocolos de síntese assistida por micro-ondas de nanoestruturas de niobato de bismuto com morfologia e estrutura cristalina controlada. A resposta fotocatalítica será incrementada através da incorporação de nanopartículas plasmônicas de Ag. Os materiais obtidos serão aplicados na fotodegradação de corante modelo sob irradiação de luz solar simulada.