PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITÓRIA APARECIDA PROCÓPIO

DISCENTE : VITÓRIA APARECIDA PROCÓPIO
DATA : 06/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/qfv-uagg-daq

Hifenação das técnicas de HPLC-DAD e ICP-MS para obtenção de informação molecular e elementar de biomoléculas contendo Cromo

O cromo (Cr) é o sétimo elemento mais abundante da crosta terrestre. O Cr(III) é considerado um micronutriente importante para o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos. Porém ainda existem dúvidas acerca de sua essencialidade. O Cr(VI) é uma espécie de elevada toxicidade, considerado mutagênico e classificado como uma substância do Grupo 1 (carcinogênico para humanos) pela IARC. A principal via de exposição antropogênica a Cr ocorre por contaminantes gerados por processos industriais, além da combustão de produtos e resíduos. É o terceiro metal que mais ocasiona alergia por contato, atrás apenas do cobalto e do níquel. A ICP-MS é uma técnica analítica muito bem estabelecida para a determinação elementar em baixíssimas concentrações. A técnica HPLC através da cromatografia de troca aniônica e fase reversa é um dos métodos mais utilizados para a separação das espécies de cromo. A aplicação combinada HPLC-ICP-MS pode ser utilizada para análises de quantificação e identificação de elementos com centenas de fórmulas moleculares conhecidas na biota. O primeiro elemento no qual uma legislação adotou a especiação foi o Cr. Uma grande variedade de metaloproteínas têm sido cada vez mais aplicadas como biomarcadores de exposição a distintos metais. As PCs e MTs são de grande relevância tanto para controle da poluição ambiental como indicador de acúmulo de metais na biota. O presente trabalho tem como objetivo a injeção simultânea de amostra nas técnicas de detecção (UV-Vis (DAD)) e quantificação (ICP-MS) para obtenção de informação molecular e elementar, respectivamente.

Presidente - Interno ao Programa - 2046361 - BRUNO LEMOS BATISTA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1543683 - IVANISE GAUBEUR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 323.044.358-66 - TATIANA PEDRON
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1809833 - TATIANE ARAUJO DE JESUS