PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: REGIANI MARIA LEOPOLDINA MARTINS SANDRINI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGIANI MARIA LEOPOLDINA MARTINS SANDRINI
DATA : 22/09/2021
LOCAL: Santo Andre - Sala Virtual - Google Meets (https://meet.google.com/mdt-ikcw-piq)

OTIMIZAÇÃO EXPERIMENTAL APLICADA AO ESTUDO ELETROQUÍMICO DA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO DE  ÁCIDO GÁLICO EM ELETRODOS DE OURO

Compostos fenólicos apresentam elevado poder antioxidante, devido à presença de compostos como ácido gálico e estão presentes em diversas frutas vermelhas, em especial a romã. O comportamento eletroquímico do AG foi investigado aplicando-se as técnicas voltametria cíclica  e voltametria de onda quadrada sob eletrodo de Au. A reação de eletro-oxidação do ácido gálico envolve a transferência de dois elétrons e dois prótons, caracterizado por duas etapas, sendo a formação da semiquinona irreversível e a quinona reversível. A otimização experimental foi aplicada à SWV, a metodologia de superfície de resposta e um planejamento fatorial 2³ foram usados para avaliar os efeitos das três variáveis independentes consideradas para a otimização do processo oxidativa: frequência, incremento de potencial e amplitude. Na otimização, o coeficiente de correlação para o modelo foi de 0,9830 e a condições ótimas estabelecidas em f=180 Hz,∆E_s=5 mV e a=25,5 mV. Foi desenvolvido e validada a metodologia eletroanalítica para a determinação da atividade antioxidante de amostras de romã in natura e em suplementos alimentares. O método apresentou linearidade na faixa de 10-100 μmolL-1 com LOD=4,87 e LOQ=16,22 μmolL-1. Em condições ideais a atividade antioxidante das amostras de romã e AG foram avaliadas pelo índice eletroquímico (IE) sendo determinado os valores de 213,25 ; 193,56  e 155,24 μAV-1 vs. ERH e a quantidade de  AG determinada em  3,0 ;  1,09 e 0,84 μmol/g amostra, respectivamente, para o AG padrão, romã in natura e suplementos alimentares.

Presidente - Interno ao Programa - 1654772 - CAMILO ANDREA ANGELUCCI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1909336 - ALEXANDRE ZATKOVSKIS CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCOS AURÉLIO ALMEIDA PEREIRA - UNIP