PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO HENRIQUE DE MACEDO

DISCENTE : LEONARDO HENRIQUE DE MACEDO
DATA : 23/07/2021
LOCAL: Remoto com link a ser enviado por e-mail para a banca

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE COMPLEXOS CICLOMETALADOS DE Ir(III) EM DISPOSITIVOS ELETROLUMINESCENTES

Complexos de Irídio(III) possuem versatilidade aplicacional (sensor de oxigênio, Organic Light-Emitting Diode-OLED, Light-Emitting Electrochemical Cell-LEEC, catálise e sensores luminescentes) pois exibem altos rendimentos quânticos fosforescentes (𝜙𝑒𝑚=10-99%) e sua emissão pode ser modulada sob toda faixa espectral visível. A escolha e combinação adequada de ligantes e substituintes permite regular o estado excitado 3MLCT (Metal-to-Ligand Charge Transfer) responsável pela emissão. O presente trabalho reportou a síntese, caracterização e as propriedades fotofísicas e eletroquímicas de quatro complexos bis-ciclometalados de irídio(III) de estrutura geral mer- [Ir(CN)2(NN)]+ : Ir1-[Ir(ppy)2(NO2phen)]+ ; Ir2-[Ir(ppy)2(NH2phen)]+ ; Ir3- [Ir(Fppy)2(NO2phen)] + e Ir4-[Ir(Fppy)2(NH2phen)] + , onde o ligante ciclometalado CN=2-fenil-piridina (ppy) ou 2-(2,4-difluor)-fenilpiridina (Fppy), e o ligante auxiliar NN=5-amino-1,10-fenantrolina (NH2phen) ou 5-nitro-1,10-fenantrolina (NO2phen). Os complexos Ir2 e Ir4 são inéditos na literatura. Na etapa de caracterização foram usadas técnicas espectroscópicas (absorção e emissão UV/VIS, decaimento cinético do tempo de vida) e eletroquímicas (voltametria cíclica e pulso diferencial). Os complexos apresentaram potencial de oxidação Ir3+/Ir4+ na faixa de (1,27 até 1,84 V) e redução 𝑁𝑁 /𝑁𝑁.− e 𝐶𝑁 /𝐶𝑁.−(-1,04 à - 0,19 V, respectivamente). A presença de um sinal multieletrônico na oxidação em Ir2 e Ir4 indicou que o grupo NH2 também participou da oxidação. A adição de átomos de flúor em CN estabilizou a energia do HOMO. O uso do grupo NO2 (forte sacador de elétrons) estabilizou o LUMO e o NH2 (forte doador de elétrons) desestabilizou o LUMO. O grupo NH2 gerou complexos com baixos 𝜙𝑒𝑚 e o grupo NO2 não teve emissão detectável. O trabalho evidenciou que as alterações (NH2 e NO2) no ligante fenantrolínico NN perturbaram drasticamente os níveis de energia dos complexos, e consequentemente, a natureza do estado excitado triplete ( 3MLCT) responsável pela emissão, gerando complexos com propriedades luminescentes inferiores aos reportados na literatura (complexos análogos contendo fenantrolina não modificada).

Presidente - Interno ao Programa - 1623774 - KARINA PASSALACQUA MORELLI FRIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1864481 - HUEDER PAULO MOISES DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTONIO OTÁVIO DE TOLEDO PATROCÍNIO - UFU
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA