PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: DEBORAH PELOSI SESSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORAH PELOSI SESSA
DATA : 18/12/2020
LOCAL: por participação remota

DESREPLICAÇÃO MOLECULAR E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIPARASITÁRIA DE Baccharis sphenophylla E Baccharis lateralis (ASTERACEAE)

O gênero Baccharis abrange cerca de 400 espécies originalmente distribuídas em toda a América, entretanto apenas 30% das espécies deste gênero foram estudadas quimicamente. Os principais compostos encontrados neste gênero são flavonoides e diterpenos, considerados os metabólitos responsáveis pelas diversas atividades biológicas atribuídas à essas espécies. Nesse estudo, os extratos metanólicos de duas espécies de BaccharisB. sphenophylla (BSM) e B. lateralis (BLM), foram submetidos a estudos de desreplicação molecular via UPLC/DAD-ESI/HRMS/MS, visto que não existe na literatura nenhum estudo concernente à composição química ou atividade biológica destes. Tendo em vista a busca constante de extratos e compostos bioativos frente a doenças negligenciadas por nosso grupo de pesquisa, os potenciais antiparasitários desses extratos foram investigados contra formas tripomastigotas de Trypanosoma cruzi. A investigação química dos extratos metanólicos de BSM e BLM evidenciou a presença de 18 e 15 compostos respectivamente, com destaque para sakuranetina (XXIX) e apigenina (XXVII), além dos ácidos 5-metoxissalicílico (VIII) e urocânico (V) em BLM, e da gardenina A (XVIII), da 6-metoxiluteolina (XII) e do ácido 5-metoxissalicílico (VIII) em BSM. No que tange a avaliação da atividade anti-T. cruzi, os valores de CI50 foram definidos como 27,2 µg/mL e 16,9 µg/mL, para os extratos de BSM e BLM, respectivamente. Os extratos não apresentaram toxicidade frente a células NCTC, CC50 > 200 μg/mL, portanto, os índices de seletividade (IS) de ambos foram calculados como > 7,3 para BSM e > 11,8 BLM. O maior potencial antiparasitário apresentado por BLM, o que pode ser justificado, pelo menos em parte, pela presença dos flavonoides XXIX e XXVII, cujo potencial antiparasitário foi previamente descrito. Adicionalmente os extratos hexânicos de ambas as espécies apresentaram atividade anti-helmíntica in vitro, com 100% de morte parasitária. A análise por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) destes extratos indicou a presença de diterpenos do tipo ent-caurano que foram isolados e identificados como ácido ent-caur-16-en-19-óico (I) e ácido 15β-senecioiloxi-ent-caur-16-en-19-óico (II). Tais compostos, foram testados individualmente frente à vermes adultos de Schistosoma mansoni, gerando valores de CC50 de 108,6 µM e 147,2 µM e IS de 1,7 e 9,1 respectivamente. Posteriormente foram realizados ensaios in vivo para o composto II, cujos resultados mostraram significativa redução da carga parasitária e redução das lesões de hepatoesplenomegalia dos animais tratados, sendo, portanto, um produto natural com elevado potencial anti-helmíntico.

Presidente - Interno ao Programa - 1623577 - JOAO HENRIQUE GHILARDI LAGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3050857 - CELIO FERNANDO FIGUEIREDO ANGOLINI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1675708 - DANIELE RIBEIRO DE ARAUJO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 297.424.378-90 - THAIS ALVES DA COSTA SILVA