PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: GEOMÁRCIA FEITOSA DA CRUZ RAMOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOMÁRCIA FEITOSA DA CRUZ RAMOS
DATA : 30/11/2020
LOCAL: Defesa Virtual por videoconferência

ESTUDO DA REMOÇÃO DE CORANTE REATIVO POR ADSORÇÃO EM RESÍDUOS DE SERRAGEM DE EUCALIPTO E AVALIAÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS COM POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO

O uso de corantes para o tingimento de fibras têxteis é uma prática comum nas lavanderias industriais. A presença desses corantes na água, mesmo em baixas concentrações, é visível, altamente indesejável e torna o tratamento do efluente complexo. Devido a implicações ambientais, novos processos de remoção e/ou degradação destes compostos têm sido testados. Neste trabalho, investigou-se a viabilidade do uso da serragem de eucalipto como adsorvente de baixo custo (1ª etapa) e a habilidade de bactérias e fungos isolados de ambientes marinhos (2ª etapa) para adsorção e degradação do corante têxtil Reactive Black 5 (RB5) empregado nos processos de tingimento de fibras têxteis da lavanderia industrial All Washed. Na 1ª etapa do estudo, as amostras de serragem de eucalipto foram caracterizadas por meio de propriedades físicas, químicas e morfológicas, como área superficial, porosidade, umidade, teor de cinzas, microscopia eletrônica de varredura, titulação de Boehm, e concentração do corante. A cinética e isoterma de adsorção, e o efeito do pH e da temperatura no processo de adsorção também foram avaliados, visando obter as melhores condições operacionais. Na 2ª etapa do estudo, foram realizadas triagens utilizando nove linhagens de bactérias e quatro de fungos, os quais foram submetidos a ensaios de descoloração, biodegradação e fitotoxicidade para escolha do consórcio microbiano com maior potencial de degradação do corante avaliado. Os resultados mostraram que a adsorção do corante em serragem de eucalipto é influenciada pelo pH e pela temperatura, uma vez que em meio básico a adsorção foi significativamente menor, com constantes de velocidade e energia de 0,147 g.mg-1.min-1 e 12,69 KJ-1.mol⁻¹, respectivamente. Observou-se, ainda, que a capacidade máxima de adsorção, de acordo com o modelo testado, foi de 2,5 mg de corante/g de serragem em um tempo de 6 h. Na 2ª etapa do estudo, das 9 bactérias e 4 fungos testados, apenas a bactéria Bacillus subtilis CBMAI APPE 707 não foi apta à formação de consórcio porque inibiu o crescimento das bactérias Dietzia maris CBMAI APPE 705 e Gordonia amicalis CBMAI 1670 durante os ensaios de triagem. O consórcio microbiano apresentou taxa de 19,87 % de descoloração do RB5 aos 7 dias de ensaio em relação ao tempo zero. A adsorção pelas células mortas por autoclavação sofreram variação de 17,49 % aos 7 dias a 12,98 % aos 49 dias de ensaio. A abordagem utilizada para a avaliação da biodegradação do RB5 a partir de consórcio de bactérias em microcosmos aeróbio através de HPLC-DAD, não apresentou resultados conclusivos sobre a eficiência de degradação do corante devido à instabilidade do RB5 em meio de cultivo utilizado. Os resultados obtidos neste trabalho constituem uma contribuição para a pesquisa de resíduos agroindustriais e micro-organismos degradadores de poluentes orgânicos para o segmento têxtil, especialmente lavanderias industriais.

Presidente - Interno ao Programa - 119.434.388-03 - VALÉRIA MAIA MERZEL - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2046361 - BRUNO LEMOS BATISTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2342998 - RODRIGO DE FREITAS BUENO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARILI VILLA NOVA RODRIGUES - UNICAMP