Acompanhamento da Aprendizagem pelo Professor e Estudante por meio de Learning Analytics Dashboards no Ambiente Virtual Moodle
A aprendizagem é um produto de interação, que dependendo da epistemologia de seu processo, faz com que cada aprendiz interaja com professores, com outros estudantes e com o conteúdo. Em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é possível a realização de coletas de dados sobre as interações dos aprendizes, mas a forma bruta desses dados é de difícil interpretação pelos envolvidos no processo de aprendizagem. Aplicações de Learning Analytics Dashboards (LAD) têm sido desenvolvidas para apoiar a análise da aprendizagem. No entanto, há poucos relatos do uso dessas ferramentas no ambiente virtual Moodle, bastante utilizado por educadores. O problema que se levanta a partir dessa observação é se isso é decorrente da ausência dessas ferramentas (plugins) para o Moodle, do seu desconhecimento ou funcionalidades. Um estudo comparativo de plugins do tipo LAD disponíveis para o ambiente Moodle foi realizado destacando suas funcionalidades para o acompanhamento do processo de aprendizagem pelo professor e pelo estudante. Identificou-se que os diversos plug-ins apresentam informações complementares e que seu funcionamento integrado poderia facilitar o seu uso. Além disso, a maioria dos LADs disponíveis apresentam informações somente para os professores mas não para os estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo modelar e desenvolver um plugin Moodle que tenha as seguintes características principais: (a) que faça alertas automáticos para professores e estudantes mediante configuração, por ambos; (b) que registre para o professor as ações dos estudantes antes e depois dos alertas, de modo que seja possível avaliar o efeito dos alertas; (c) que possibilite monitorar melhor as ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona (tempo de resposta a dúvidas). Pretende-se avaliar o plugin com professores e estudantes.