PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ROBERTO DOS SANTOS

DISCENTE : JOSE ROBERTO DOS SANTOS
DATA : 25/11/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Acompanhamento da Aprendizagem pelo Professor e Estudante por meio de Learning Analytics Dashboards no Ambiente Virtual Moodle

A aprendizagem é um produto de interação, que dependendo da epistemologia de seu processo, faz com que cada aprendiz interaja com professores, com outros estudantes e com o conteúdo. Em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é possível a realização de coletas de dados sobre as interações dos aprendizes, mas a forma bruta desses dados é de difícil interpretação pelos envolvidos no processo de aprendizagem. Aplicações de Learning Analytics Dashboards (LAD) têm sido desenvolvidas para apoiar a análise da aprendizagem. No entanto, há poucos relatos do uso dessas ferramentas no ambiente virtual Moodle, bastante utilizado por educadores. O problema que se levanta a partir dessa observação é se isso é decorrente da ausência dessas ferramentas (plugins) para o Moodle, do seu desconhecimento ou funcionalidades.  Um estudo comparativo de plugins do tipo LAD disponíveis para o ambiente Moodle foi realizado destacando suas funcionalidades para o acompanhamento do processo de aprendizagem pelo professor e pelo estudante. Identificou-se que os diversos plug-ins apresentam informações complementares e que seu funcionamento integrado poderia facilitar o seu uso. Além disso, a maioria dos LADs disponíveis apresentam informações somente para os professores mas não para os estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo modelar e desenvolver um plugin Moodle que tenha as seguintes características principais: (a) que faça alertas automáticos para professores e estudantes mediante configuração, por ambos; (b) que registre para o professor as ações dos estudantes antes e depois dos alertas, de modo que seja possível avaliar o efeito dos alertas; (c) que possibilite monitorar melhor as ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona (tempo de resposta a dúvidas). Pretende-se avaliar o plugin com professores e estudantes.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1838756 - SILVIA CRISTINA DOTTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEANDRO AUGUSTO DA SILVA - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA