Avaliação do Uso de Agentes Pedagógicos Conversacionais no Processo de Ensino-aprendizagem em Ambientes Virtuais
Com o desenvolvimento tecnológico que proporciona às instituições de ensino alicerce à aprendizagem a distância, novas estratégias pedagógicas são estudadas e desenvolvidas a fim de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes nestes ambientes. A visão de ensino como um fenômeno social incorpora-se no domínio de aprendizagem assistida por computador, e deste modo, são exploradas formas de empregar-se características sociais em ambientes de ensino virtuais. Neste contexto, a área de Agentes Pedagógicos Conversacionais (APC) denota o desenvolvimento de aplicações que visam o aperfeiçoamento da interação entre estudantes e ambientes virtuais de aprendizagem. Estudos apontam a propensão dos estudantes por ambientes virtuais de aprendizagem que proporcionam interação com tais agentes, pois promovem proximidade à papéis educacionais relevantes, em um cenário que, em geral, oferece aos alunos sentimento de distanciamento destes sujeitos. Logo, este trabalho tem por objetivo geral avaliar o potencial do uso de agentes pedagógicos conversacionais no processo de aprendizagem por meio de ambientes virtuais. A hipótese inicial é que a presença do agente promove ao estudante maior envolvimento com o conteúdo apresentado proporcionando-o uma maior interação e comprometimento com a própria aprendizagem, obtendo consequentemente melhores resultados. Para buscar o cumprimento do objetivo geral os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: Identificar e selecionar métricas adequadas para medir os impactos do uso de APCs no processo de ensino-aprendizagem num ambiente virtual; Desenvolver uma base de conhecimento a ser utilizada pelo agente pedagógico conversacional em um domínio específico; Desenvolver agente pedagógico conversacional e integrá-lo a um ambiente virtual; Realizar pelo menos um curso com o uso do APC e comparar as medidas coletadas em relação ao mesmo curso executado sem o uso do APC.