PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA DE MATTOS

DISCENTE : LARISSA DE MATTOS
DATA : 06/08/2019
LOCAL: na sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Avaliação do Uso de Agentes Pedagógicos Conversacionais no Processo de Ensino-aprendizagem em Ambientes Virtuais

Com o desenvolvimento tecnológico que proporciona às instituições de ensino alicerce à aprendizagem a distância, novas estratégias pedagógicas são estudadas e desenvolvidas a fim de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes nestes ambientes. A visão de ensino como um fenômeno social incorpora-se no domínio de aprendizagem assistida por computador, e deste modo, são exploradas formas de empregar-se características sociais em ambientes de ensino virtuais. Neste contexto, a área de Agentes Pedagógicos Conversacionais (APC) denota o desenvolvimento de aplicações que visam o aperfeiçoamento da interação entre estudantes e ambientes virtuais de aprendizagem. Estudos apontam a propensão dos estudantes por ambientes virtuais de aprendizagem que proporcionam interação com tais agentes, pois promovem proximidade à papéis educacionais relevantes, em um cenário que, em geral, oferece aos alunos sentimento de distanciamento destes sujeitos. Logo, este trabalho tem por objetivo geral avaliar o potencial do uso de agentes pedagógicos conversacionais no processo de aprendizagem por meio de ambientes virtuais.  A hipótese inicial é que a presença do agente promove ao estudante maior envolvimento com o conteúdo apresentado proporcionando-o uma maior interação e comprometimento com a própria aprendizagem, obtendo consequentemente melhores resultados. Para buscar o cumprimento do objetivo geral os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: Identificar e selecionar métricas adequadas para medir os impactos do uso de APCs no processo de ensino-aprendizagem num ambiente virtual; Desenvolver uma base de conhecimento a ser utilizada pelo agente pedagógico conversacional em um domínio específico; Desenvolver agente pedagógico conversacional e integrá-lo a um ambiente virtual; Realizar pelo menos um curso com o uso do APC e comparar as medidas coletadas em relação ao mesmo curso executado sem o uso do APC.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANAROSA ALVES FRANCO BRANDÃO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545858 - ITANA STIUBIENER