PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Seminários em Neurociência e Cognição - 4a 24/04 13h: Luís Felipe Toscano (PPGNC/UFABC) - Investigação da inflamação em modelo animal de esquizofrenia

SEMINÁRIOS EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO

Organização: GENTE ((Grupo de Estudos/ Experimentação sobre a Neurobiologia do Transtorno da Esquizofrenia), PPGNC, BNC

Data e hora: 24/04/2024 13-14h
Palestrante: Luís Felipe Toscano
Sala: online
Afiliação: PPGNC/UFABC
Título: Investigação da inflamação em modelo animal de esquizofrenia
Resumo: Estudos sobre a esquizofrenia identificaram alterações nas neurotransmissões dopaminérgica e glutamatérgica, assim como a redução de interneurônios inibitórios que expressam parvalbumina (PVI) no córtex pré-frontal (CPF) e hipocampo ventral. Este processo está relacionado ao estresse oxidativo e aumento da neuroinflamação. O antioxidante N-acetil-L-cisteína (NAC) possui propriedades anti-inflamatórias através da diminuição de radicais livres, enquanto o antagonista purinérgico Brilliant Blue G (BBG), tem papel neuroprotetor e anti-inflamatório pelo bloqueio do receptor P2X7 presente na micróglia. O modelo animal de esquizofrenia baseado no prejuízo do neurodesenvolvimento através da administração de acetato de metilazoximetanol (MAM) em ratas no 17º dia gestacional (GD17) induz alterações comportamentais e neuronais semelhantes às observadas em humanos. O trabalho apresentado teve como objetivo avaliar ratos machos do modelo MAM, sob tratamento agudo ou crônico (15 dias) com NAC (250 mg/kg) ou BBG (50 mg/kg) na fase puberal, investigando os níveis citocinas no sangue e suas correlações com os testes comportamentais. Os dados indicam que o modelo MAM apresenta alterações inflamatórias e o tratamento com NAC ou BBG na fase puberal tem efeito principalmente em comportamentos relacionados aos sintomas negativos. Mais estudos são necessários para investigar os efeitos destes tratamentos na fase adulta.
Bio: Luís Felipe Ramos Toscano fez graduação em Biomedicina com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou o mestrado em Neurociência e Cognição pela UFABC, estudando a neurobiologia da esquizofrenia em modelo animal. Está dando continuidade a essa pesquisa no doutorado, ainda em andamento, estudando o efeito do tratamento com o antioxidante N-acetil-L-cisteína e o antagonista purinérgico BBG durante o período puberal no modelo MAM de esquizofrenia.
Transmissão: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppc-ncg
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 12:57