PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: MARCELO SILVA SOUSA

DISCENTE : MARCELO SILVA SOUSA
DATA : 15/05/2020
LOCAL: Universidade Federal do ABC, Campus Sto André

SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA FORMAÇÃO DA TARIFA DE USO DA TRANSMISSÃO: CENÁRIOS PARA PROJEÇÃO TARIFÁRIA EVOLUTIVA NA USINA HIDRELÉTRICA DE SANTO ANTÔNIO

O Sistema Elétrico Brasileiro é constituído por três pilares do Sistema Interligado Nacional: Geração, Transmissão e Distribuição. O papel fundamental destes pilares constitui-se em garantir o fornecimento de energia elétrica para os consumidores. No Brasil, os custos associados aos serviços de transmissão de energia elétrica - tais como a vida útil das linhas de transmissão; a distância entre os geradores de energia elétrica e, os centros de carga – constituem um desafio para que a energia elétrica seja encaminhada dentro dos parâmetros de qualidade necessários. O investimento previsto é elevado para garantir a manutenção e implantação de equipamentos elétricos, uma vez que o Brasil é um país de dimensões continentais e os consumidores se concentram, em sua maioria, na região litorânea. Dentro deste contexto, o objetivo geral desta pesquisa consistiu na simulação comparativa das tarifas de uso de transmissão, através do Programa Nodal, de valores custeados pela Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, localizada no Estado de Rondônia, entre os anos de 2021 a 2030. Objetivos específicos consideraram quatro cenários, de forma que as simulações apresentassem os menores valores de tarifas possíveis nos custos envolvidos na expansão do Sistema de Transmissão do Brasil entre geradores e consumidores. A literatura baseou-se em diretrizes da Agência Nacional de Energia, que permite o rito da expansão das obras do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica do Brasil, que observa a evolução do consumo de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional. Quanto aos aspectos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, quantitativa e levantamento de campo com dados primários e secundários no sentido de fornecer informações para o software de simulação de cenários. A pesquisa foi desenvolvida para estudar os efeitos dos processos tarifários na Usina de Santo Antônio, revisando a matriz energética do Brasil e, a estrutura tarifária dos serviços de transmissão de energia elétrica. Através da inserção de dados no Programa Nodal, foram considerados os seguintes cenários para avaliar a evolução das tarifas: Cenário-1 (Considerando as diretrizes do Plano de Expansão Decenal de Energia de 2027); Cenário-2 (Considerando a retirada da Usina Termelétrica Termo Norte II em 2024); Cenário-3 (Considerando o atraso de conclusão da obra da Usina Hidrelétrica de Tabajara, antes prevista para 2025, até 2027) e; Cenário-4 (Combinação da retirada da termelétrica e o atraso da Tabajara). A importância desta pesquisa deve-se pela apresentação do posicionamento da Usina de Santo Antônio, do ponto de vista operacional, quanto regulatório, por parte da Agência Reguladora, visando a minimização do custo e otimização do despacho de potência, reduzindo perdas na transmissão da energia elétrica.

Presidente - Interno ao Programa - 3047220 - AILTON CONDE JUSSANI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2403225 - UGO IBUSUKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WANDERLEI MARINHO DA SILVA - IMT
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI