PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: FILINTO BONTE CÓ

DISCENTE : FILINTO BONTE CÓ
DATA : 20/03/2024
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Mitigação de Ruido Impulsivo nos Sinais sEMG sem fio através de uso do Filtro FWMA

O presente trabalho propõe a utilização de um filtro mediano de média móvel ponderada funcionalmente (FWMA) para mitigar o ruído impulsivo nos sinais de eletromiografia de superfície (sEMG) transmitidos por meio de uma rede sem fio. A evolução da tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na medicina, especialmente na engenharia biomédica. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à melhoria dos sistemas de tratamento convencionais. Os sinais sEMG são frequentemente afetados por diversos tipos de ruído, os quais podem distorcer as informações reais e levar a conclusões errôneas sobre a condição clínica do paciente. Um desses tipos de ruído é o ruído impulsivo, que se manifesta como perturbações súbitas e de curta duração, causadas por interferências eletromagnéticas. Os filtros convencionais utilizados para remover esse ruído às vezes apresentam limitações na remoção completa sem afetar a amplitude do sinal e são economicamente dispendiosos. O filtro FWMA não apenas é de baixo custo, mas também tem se mostrado uma alternativa eficaz para mitigar esse ruído sem interferir no sinal original.

Presidente - Interno ao Programa - 1205456 - LUIZ ALBERTO LUZ DE ALMEIDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO