PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: GIAN CARLOS GARCIA MONTALVO

DISCENTE : GIAN CARLOS GARCIA MONTALVO
DATA : 28/03/2024
LOCAL: meet.google.com/wwu-zjad-pgs

ANÁLISE DA INSTALAÇÃO DE CONCENTRADORES INTELIGENTES EM REDES EXTENSAS DE BAIXA TENSÃO CONSIDERANDO O CRESCIMENTO DA INSERÇÃO DE CARREGADORES RESIDENCIAIS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Nos últimos anos, vários países têm incentivado o uso de tecnologias sustentáveis, como sistemas fotovoltaicos (PVs) e veículos elétricos (EVs), para promover a transição para uma economia de baixo carbono. Embora a instalação de sistemas PVs tenha crescido de forma estável em zonas urbanas, a instalação de carregadores residenciais de EVs ainda está em fase de crescimento. A introdução dessas novas tecnologias sustentáveis traz desafios para os planejadores e operadores das redes de distribuição, como o aumento da demanda e a sobrecarga das linhas de energia, que podem comprometer a qualidade de energia entregue aos consumidores. Para enfrentar esses desafios, as concessionárias de energia elétrica vêm instalando concentradores inteligentes (CIs) em pontos estratégicos da rede de distribuição de baixa tensão (BT), permitindo a coleta de informações dos usuários finais e a formação de novas estruturas de mercado. No entanto, a alocação de CIs pode se tornar um problema complexo com a mudança da topologia das redes elétricas, especialmente para adequar a inserção de novas demandas, como EVs. Neste trabalho se analisa o problema da alocação de CIs baseados em tecnologias de comunicação sem fio e PLC em redes de distribuição de BT, considerando a influência da crescente adoção de carregadores residenciais de EVs no número e a localização dos CIs. Para a análise do problema foi formulado um modelo de programação linear inteira mista (MILP) que foi aplicado em uma rede de distribuição de BT composta por 15 nós e 45 usuários finais, considerando a inserção de carregadores residenciais de EVs nos níveis de 5%, 15%, 30% e 50%. Os resultados da análise demonstram como o número de CIs a serem implementados pode variar devido à influência dos carregadores residenciais de EVs. No geral, uma inserção de 50% de carregadores residenciais de EVs exige um aumento de mais de 80% no número de CIs em comparação com os requisitos iniciais. Os resultados do estudo desenvolvido podem chamar a atenção das concessionárias de energia elétrica sobre a importância da adequada escolha da tecnologia de comunicação dos CIs conforme o número de carregadores residenciais de EVs aumenta, evitando o superdimensionamento ou a necessidade de exigir dispositivos adicionais e, consequentemente, minimizando seus custos de instalação.

Presidente - Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIEL PINHEIRO BERNARDON - UFSM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI