PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: RITA DE CASSIA CARDOSO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RITA DE CASSIA CARDOSO LIMA
DATA : 20/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 406, do Bloco B, do Campus de Santo André, da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:


Desenvolvimento e Implementação de um Sistema por Detecção Tátil para Próteses de Mão Robótica acionada por Controle Eletroacústico


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Nos últimos anos, tem havido uma extensa pesquisa no campo das próteses aplicadas à tecnologia assistiva, principalmente voltada para pessoas com amputações de membros. No entanto, essas tecnologias enfrentam limitações significativas, tanto em termos de métodos de ativação quanto de custos elevados. O processo de reabilitação para o uso efetivo de próteses de mão envolve um investimento considerável de recursos e tempo por parte dos profissionais de saúde. A recuperação dos movimentos por meio de próteses robóticas pode ser aprimorada com a incorporação de sensores instrumentados, que fornecem dados quantitativos sobre a força aplicada. 
 
O objetivo principal deste estudo é analisar, parametrizar e caracterizar uma solução para monitorar a força exercida pelos dedos de uma mão robótica antropomórfica, especialmente projetada para pacientes com amputações nos membros superiores. Além disso, esses estudos têm potencial aplicação na área da saúde, servindo como suporte técnico para profissionais envolvidos na adaptação de usuários de próteses de mão, como fisioterapeutas. Isso possibilitará uma sensibilidade eletrônica mais eficaz e personalizada. 

Este estudo propôs a compilação de uma faixa de valores que representa as forças mínimas, médias e máximas exercidas pelos dedos da mão robótica, controlados por comandos de voz. O desenvolvimento de métodos e técnicas que facilitam o monitoramento de objetos por meio de sensores sensíveis visão superar uma das principais limitações da robótica, que é se aproximar da capacidade sensorial de uma mão humana. As medidas foram obtidas por meio de sensores piezoresistivos conhecidos como Force Sensing Resistor (FSR), que correlacionam a variação da resistência com a tensão elétrica. Isso permitiu o controle preciso da força de pressão aplicada e a comunicação em tempo real entre objetos e próteses. A integração do sensor tátil FSR melhorou a interação, a segurança, a personalização e a experiência geral dos usuários de próteses de mão, proporcionando um nível superior de funcionalidade e autonomia. 
 
Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma variedade de aplicações, podemos mencionar a Internet das Coisas (IoT), que tem introduzido dispositivos inteligentes e versáteis, bem como a plataforma de programação Arduino com integração de comandos de voz (Arduino ESP32 V3). Analogamente, este projeto visou controlar um protótipo de prótese impressa em 3D, especificamente a mão robótica de um membro superior (cenário de referência para as medições), por meio de comandos de voz. Os sensores táteis FSR desempenharam o papel de interface entre o sensor e o objeto, enquanto a faixa de valores de força de apreensão visou coletar informações para um sistema de controle em malha fechada. 
 
O sistema de controle de força foi avaliado com a participação de indivíduos saudáveis, demonstrando um coeficiente de correlação de 89% na estimativa e uma taxa de acerto de 67,66% no controle. Isso indicou que tanto o estimador de força quanto o sistema de controle da prótese foram altamente promissores em termos de desempenho e precisão. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2605446 - SEGUNDO NILO MESTANZA MUNOZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1767083 - FELIPE CHEN ABREGO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2129291 - ALAIN SEGUNDO POTTS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1646041 - CARLOS TRIVENO RIOS
Notícia cadastrada em: 02/10/2023 15:50
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod