PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: MARCIO PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : MARCIO PEREIRA DA SILVA
DATA : 19/10/2023
LOCAL: Remoto

ANÁLISE DA INTEROPERABILIDADE DE DIFERENTES EQUIPAMENTOS SEGUINDO REQUISITOS DA NORMA IEC 61850

Um dos insumos mais importantes para a indústria do saneamento é a energia elétrica utilizada nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). O consumo de energia é bastante grande e o atendimento a estas plantas muitas vezes são em potência elevada necessitando, por vezes, da construção de subestações de energia de grande porte em níveis de tensão de subtransmissão (34,5 ou 138kV). Em geral, em subestações elétricas mais antigas a concepção do sistema de comando, controle e proteção é analógica com relés eletromecânicos e todo o intertravamento e lógicas de proteção são feitos em fiação de cobre. Por outro lado, em subestações mais recentes os dispositivos de proteção já são eletrônicos com maior dependência de elementos de rede, como, switches, fibra ótica, rede Ethernet entre outros. Com isso é necessário o uso de protocolos de comunicação e esquemas mais modernos de comando, controle e proteção descritos e normatizados na Norma IEC 61850. Na busca de otimizar, simplificar e aumentar o desempenho e a confiabilidade de redes de subestações a norma internacional IEC 61850 torna-se imprescindível pois adota protocolos de comunicação padronizados e delimita os requisitos mínimos de hardware para os dispositivos usados em subestações elétricas (IEC 61850-3, 2002). Nesse sentido, o presente trabalho propôs a realização de uma análise qualitativa de uma subestação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) com a verificação de pontos de vulnerabilidade em segurança de dados (Cyber Security), desempenho da rede de dados e validação de requisitos previstos na Norma 61850. Após a realização da análise proposta foi realizado um estudo sobre os dados obtidos a partir dos cenários de configurações propostos. Vale destacar que a maioria dos resultados obtidos ficaram bem próximos aos resultados encontrados nas diversas aplicações realizadas em laboratório e, também, na bibliografia.

Presidente - Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDUARDO WERLEY SILVA DOS ANGELOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO