PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: MOISÉS ARTHUR PEREIRA BORGES

DISCENTE : MOISÉS ARTHUR PEREIRA BORGES
DATA : 18/01/2021
LOCAL: Campus UFABC Santo André

ANÁLISE DE MODELOS DE HISTERESE COM ÊNFASE NA MODELAGEM COMPUTACIONAL E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO PSO

Este trabalho propõe um novo estudo para a observação de curvas de histerese. Podendo ser divido em duas partes principais. Na primeira, a ideia desenvolvida baseia-se na utilização conjunta de dois modelos de histerese para observar a resposta e compará-la. Assim, modelos de histerese Preisach e L²P (Limiting Loop Proximity) foram simulados, comparando suas respostas em diferentes valores de frequência. Os resultados apresentados mostram pequenas discrepâncias devido à sua forma de avaliação, que no modelo de Preisach clássico é totalmente irreversível e o modelo L²P possui uma pequena parcela que faz com que tenha um percentual de reversibilidade. É feita uma aproximação para que ambos possam diminuir suas diferenças para que com o mesmo campo aplicado os resultados obtidos tenham uma melhor precisão permitindo obter curvas de histerese com maior confiabilidade sem a necessidade de realizar outros estudos que não a aplicação dos dois modelos. Na segunda parte, o foco é estudar a capacidade do modelo de proximidade ao laço principal em emular apropriadamente o modelo de histerese de Preisach, devido que mesmo modelo de Preisach sendo amplamente utilizado há décadas nos mais diversos fenômenos de histerese. Todavia, tanto a implementação quanto a estimação de parâmetros deste modelo são intrincadas e trabalhosas. Desta forma, o modelo L²P é uma alternativa de fácil implementação e obtenção de parâmetros. Os dados sintéticos são obtidos a partir do modelo de Preisach para uma histerese magnética típica. O objetivo é estimar os parâmetros do modelo L²P, de modo que se aproxime ao máximo dos dados sintéticos do modelo de Preisach. Para estimar os parâmetros foi escolhido o método PSO (Particle Swarm Optimization). Resultados das curvas de histerese são apresentados e o grau de similaridade de ambos os modelos é discutido.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR
Presidente - Externo à Instituição - OMAR ALEXANDER CHURA VILCANQUI - UFAC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2200473 - JOSE ALBERTO TORRICO ALTUNA