PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: FABRIZIO FERREIRA BORELLI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRIZIO FERREIRA BORELLI
DATA : 11/05/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

BIoTA : Uma plataforma de desenvolvimento de software para IoT

A Internet das Coisas (IoT) é um ambiente dinâmico e distribuído composto por diversos dispositivos inteligentes que detectam características e mudanças do ambiente. Devido a esses dispositivos, é possível monitorar o ambiente externo, coletar informações sobre o mundo real e criar um tipo de computação onipresente que permite que cada dispositivo se comunique com qualquer outro dispositivo do mundo, de qualquer lugar. A sinergia dos componentes computacionais e físicos levou ao avanço das implementações da Internet das Coisas.

Muitos componentes de software precisam ser projetados do zero para abordar problemas fragmentados, exigindo assim uma grande quantidade de esforço, pois os desenvolvedores devem ter uma compreensão profunda das tecnologias, do novo domínio de aplicação e da interação com os sistemas legados. Além disso, esses sistemas enfrentam muitos desafios, como lidar com um grande número de sensores e atuadores, como aplicações que exigem ações em tempo real e com a necessidade de sistemas automatizados baseados em gerenciamento de contexto para adaptar seu comportamento as condições do ambiente atual.

Desenvolvedores de aplicativos IoT precisam usar um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) baseado em uma linguagem de alto nível de domínio específico na qual suas entidades e definições de componentes, conexões entre outras entidades serão abstraídas. Combinadas com um compilador, as linguagens de alto nível podem oferecer conhecimento para facilitar a tomada de decisões melhores, por parte dos desenvolvedores de aplicações de IoT, na escolha da arquitetura de software.

Presidente - Interno ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO KON