PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Ementas das disciplinas de tópicos especiais para o período 2020.1

INF209B – Tópicos Especiais em Processamento de Sinais: Visão Computacional

Ementa:

Introdução: formação e estrutura de imagens digitais (resolução, tipos de imagens, pixels). Operações em imagens (operações aritméticas, distribuição de pixels, equalização). Filtragem, binarização e segmentação (detector de Canny e segmentação por divisores de água). Processamento no domínio da frequência (transformadas de Fourier). Processamento morfológico (dilatação e erosão). Análises geométricas (transformações afim, projetivas). Detecção de bordas e contornos. Reconhecimento de objetos (curvas, splines e polilinhas). Princípios básicos de classificação e de redes neurais convolucionais (propósito da classificação automatizada, classificação supervisionada e não supervisionada).

 

INF317B – Tópicos em Inteligência Artificial: Machine Learning

Ementa:

Introdução ao aprendizado de máquina, revisão de tópicos de geometria analítica, álgebra linear, probabilidade e estatística, classificação bayesiana, K-NN, estimação de função de densidade de probabilidade, funções discriminantes, redes neurais artificiais, máquinas de vetores de suporte, métodos não supervisionados, extração e seleção de características.

 

INF317C – Tópicos em Inteligência Artificial: Computação Heterogênea

Ementa:

Processamento em hardware: Quartus, Platform Design, Verilog e desenvolvimento de software em SoC EDS; Conceito de projetos em pipeline, IP (propriedade intelectual) e processadores dedicados; Barramento Avalon; Criação de um sistema processador dedicado em Platform Design e FPGA. Programas em C++: Programação em C++ voltada para integração com hardware; Breve introdução ao framework Qt e criação de programas que se comunicam com hardware na FPGA; Conceito de síntese em alto nível (High-Level Synthesis). Programas em Linux para processadores ARM nas SoC. Integração hardware-software: Soluções via bare-metal / driver / kernel modules; Soluções via memória compartilhada / user-space application;  Golden System Reference Design (GSRD) e Golden Hardware Reference Design (GHRD).

Notícia cadastrada em: 02/12/2019 09:56
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod