PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ FERNANDO NUNES VERISSIMO

DISCENTE : LUIZ FERNANDO NUNES VERISSIMO
DATA : 14/08/2019
LOCAL: na sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Simulação de sistemas celulares 5G NR

Pretende-se neste estudo analisar o funcionamento de sistemas celulares 5G NR. Os estudos empregarão dados sintéticos e utilizarão modelos estatísticos para a simulação dos parâmetros de canais de propagação. Como resultado preliminar, apresenta-se a avaliação do desempenho de um sistema 5G NR operando ondas milimétricas (mmWave) na banda de 28GHz num ambiente urbano com propagação em multipercurso simulada de acordo com o modelo estatístico proposto por Samimi et al. O cenário simulado implementa um modelo MIMO Massivo e opera em TDD (time-division duplexing). As simulações empregaram pré-equalizadores lineares, sendo considerados casos com interferência intercelular e parâmetros de canal estimados. Resultados de simulações mostram que a interferência intercelular é o principal fator limitante de desempenho em tais sistemas. Na continuação deste estudo, pretende-se investigar métodos para contornar tais limitações de desempenho e avaliar o funcionamento de outras configurações possíveis para sistemas 5G NR.

Presidente - Interno ao Programa - 1671282 - CLAUDIO JOSE BORDIN JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2271891 - MARCO AURELIO CAZAROTTO GOMES
Notícia cadastrada em: 15/07/2019 06:10