PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS LIMA ROMERO

DISCENTE : MARCOS LIMA ROMERO
DATA : 23/01/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/ricardo-33

Garantia de Qualidade de Dados na Internet das Coisas explorando Inteligência Artificial

Um dos maiores desafios no contexto das aplicações de Internet das Coisas (IoT) é a garantia da qualidade dos dados para uma correta tomada de decisão. Dados sem o devido grau de qualidade podem levar a prejuízos financeiros e sociais inestimáveis. Para entender a lacuna da literatura em que se pudesse apresentar uma contribuição relevante, este trabalho apresenta uma revisão sistemática de escopo da literatura como ponto de partida, filtrando inicialmente mais de 3.200 artigos e chegando a 124 artigos para análise completa. A partir da análise da literatura, identifica-se a falta de uma solução agnóstica, que possa atender diversos tipos de aplicações IoT, e modular a ponto de permitir que diferentes dimensões de qualidade sejam mensuradas e corrigidas. Portanto, é proposta a implementação de um software, em código aberto, com arquitetura orientada a eventos capaz de receber um conjunto de dados de sensores e garantir a qualidade de dados em tempo real, a cada evento, ainda tendo camadas de segurança, monitoração e integração. A validação da proposta é realizada utilizando um conjunto de dados de sensores de agricultura no ramo de piscicultura, apresentando os resultados do tratamento dos dados e permitindo também simulações com dados sintéticos. Com o compartilhamento do software publicamente, espera-se que a comunidade científica beneficie-se com a melhoria das ferramentas para qualidade de dados e consequente evolução da qualidade e sucesso das aplicações IoT.

Presidente - Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2390463 - PRISCYLA WALESKA TARGINO DE AZEVEDO SIMOES