PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: GISELDA CRISTINA FERREIRA

DISCENTE : GISELDA CRISTINA FERREIRA
DATA : 21/11/2023
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC e - Virtual - https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/ana-385/invite?show-suggestion=false

“Covid-19 vs. Política e a Polarização no Twitter”

Nos últimos três anos, com a pandemia  da Covid-19, o movimento antivacina voltou a crescer, apoiados em teorias conspiratórias e informações falsas, disseminadas de diversas formas entre a população mundial. Neste contexto, a  pandemia da COVID-19 potencializou o movimento antivacina no Brasil, apoiado em teorias não científicas e notícias falsas e na possibilidade de ampla comunicação por meio de redes sociais como Twitter, Facebook e YouTube. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o grande volume de informações sobre o tema contra a COVID-19 como Infodemia. Neste artigo, apresentamos um protocolo para identificar usuários polarizadores (chamados de polarizadores) e estudar os perfis dos polarizadores brasileiros no Twitter (renomeado para X há algumas semanas). Analisamos as interações polarizadoras no Twitter (em português) para identificar os principais polarizadores e como os conflitos que eles causaram influenciaram a taxa de vacinação da COVID-19 ao longo da pandemia. Este protocolo usa dados desta rede social, teoria dos grafos, Java e scripts R-studio para modelar e analisar os dados. As informações sobre a taxa de vacinação foram obtidas em um banco de dados público do governo chamado OpenDataSus. Os resultados apresentam os perfis do Polarizador do Twitter (posição política, gênero, atividade profissional, opiniões sobre imunização). Observamos que os acontecimentos sociais e políticos influenciaram a participação desses diferentes perfis nos conflitos e na taxa de vacinação.

Presidente - Interno ao Programa - 1563992 - ANA LIGIA BARBOUR SCOTT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA CONCEIÇÃO GOLOBOVANTE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO