PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO DE ANDRADE
DATA : 17/11/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/joao-74

Modelo de segurança para redes de comunicação automotiva

Os veículos modernos possuem redes internas sofisticadas, com dezenas de módulos eletrônicos comunicando-se entre si. Entretanto, a probabilidade de acesso remoto às redes intra-veiculares pelos hackers é alta, criando um sério risco a integridade dos passageiros e do veículo. Na literatura, são apresentados muitos estudos sobre a vulnerabilidade dos sistemas computacionais veiculares, porém os modelos de segurança existentes ainda não apresentam um nível de segurança suficientemente elevado. Esta investigação propõe um novo modelo de segurança para redes CAN FD especialmente automotivas utilizando técnicas de criptografia e autenticação dos dados. Essa técnica de criptografia utiliza um sistema de chave simétrica privada do tipo Rijndael (AES 256) a qual é aplicada no campo de dados (data frame) e permite transmitir mensagens seguras. A medição dos tempos em simulação mostrou que o novo modelo proposto apresentou o menor tempo de processamento e garantia de autenticação. O tempo de processamento da decifragem por frame alcançado foi menor do que os resultados obtidos encontrados na literatura. Os resultados mostram que o novo modelo de segurança proposto possui um desempenho de criptografia superior aos métodos existentes. Além disso esta pesquisa pretende desenvolver uma arquitetura de segurança que englobará as redes desprotegidas (CAN e CAN FD) e protegidas (CAN FD - modelo proposto nesta tese, CAN XL e Automotive Ethernet).

Presidente - Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAX MAURO DIAS SANTOS - UTFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI