PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: DEBORA BATISTA DA SILVA PAULO

DISCENTE : DEBORA BATISTA DA SILVA PAULO
DATA : 15/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/qmd-cfjv-zmg

Conexões e Contradições entre o Mundo Virtual e Real: Um Estudo da Relação entre o Twitter e o Big Brother Brasil

A evolução da Internet e das Redes Sociais Online têm transformado a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam. O advento da Internet abriu um novo mundo de possibilidades, permitindo a interação instantânea entre pessoas de diferentes lugares do mundo. Com o surgimento das Redes Sociais, essa interação se tornou ainda mais intensa e dinâmica, permitindo que as pessoas se conectem de forma rápida e fácil, compartilhem informações, ideias, interesses e opiniões. No entanto, essa nova realidade virtual tem gerado questionamentos sobre o comportamento das pessoas e como elas se relacionam nesse universo em relação às suas experiências tradicionais. Há muitos questionamentos se essa conexão virtual não estaria criando uma certa alienação social, levando as pessoas a se isolarem do mundo real e a se concentrarem apenas no universo virtual sem se preocupar com a consequência dos seus atos. Diante disso, este estudo se concentrou em identificar algum tipo de padrão que pudesse correlacionar as Conexões e Contradições entre o Mundo Virtual e Real, pois sugere que existem diferenças e tensões entre esses dois mundos. Para tanto, os dados coletados para análise foram extraídos da Rede Social Twitter, sobre o tema Big Brother Brasil 21 e 22, transmitido pela mídia televisiva Rede Globo. Como recursos, foram utilizadas API do Twitter, linguagem de programação Python, organização em Planilhas Eletrônicas, método estatístico da Correlação Linear de Pearson, modelagem em formato de Grafo para melhor visualização dos dados e tabelas e gráficos para melhor identificação e compreensão dos resultados. Ao investigar os dados sobre o comportamento das pessoas em um programa de televisão que, por sua natureza, pode gerar contrastes e conflitos entre a percepção virtual e a realidade, foi possível ter uma compreensão mais profunda sobre como as pessoas interagem em diferentes contextos e como a comunicação mediada por computador pode afetar a forma com que as emoções são expressas e percebidas. Pesquisas futuras são necessárias para ir além das limitações metodológicas e estatísticas utilizadas nesta pesquisa. O que pode concluir com propriedade é que analisar os dados produzidos pelas Redes Sociais Online é enriquecedor e podem promover a compreensão de como as interações humanas podem ser moldadas por meio delas, sejam no mundo real ou virtual.

Presidente - Interno ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JONICE DE OLIVEIRA SAMPAIO - UFRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT