PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: DANIEL HENRIQUE MIGUEL DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL HENRIQUE MIGUEL DE SOUZA
DATA : 06/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: por participação remota (https://conferenciaweb.rnp.br/sala/claudio-30)
TÍTULO:

Detecção de Fraudes em Operações com Cartões de Crédito: uma Abordagem de Aprendizado de Máquina


PÁGINAS: 187
RESUMO:

Neste trabalho, é analisado o problema de aprendizado de máquina supervisionado e suas aplicações no reconhecimento de transações fraudulentas em pagamentos com cartão de crédito. Primeiramente, é discutido o conceito de fraude em meios de pagamento, suas consequências e a importância de detectar esse tipo de transação para mitigar riscos. Em seguida, são apresentados problemas de aprendizado de máquina supervisionado e não-supervisionado, bem como os principais algoritmos utilizados (como Redes Bayesianas, Redes Neurais, Árvores de Decisão e K-Means), suas aplicações, implementação computacional e métodos de avaliação de desempenho.

Em seguida, são descritas metodologias para combinação de algoritmos de aprendizado de máquina, com destaque para a agregação de classificadores e a combinação de métodos de aprendizado supervisionado e não-supervisionado (Mixed Learning). Como principais contribuições deste trabalho, destacam-se os novos algoritmos CC-OR, CCK-VM e CCK-OR, baseados em uma nova função para agregação de classificadores, aliada ao conceito de Mixed Learning, além de uma variação do algoritmo K-Nearest Neighbors adaptado para dados desbalanceados.

Para avaliar os diferentes estimadores, foram comparados os principais classificadores da literatura, operando individualmente e agregados por meio de voto majoritário, bem como os algoritmos propostos neste trabalho, avaliando-se o desempenho dos mesmos na detecção de operações fraudulentas. Foram realizadas simulações numéricas por meio de programas escritos em Python, utilizando dados reais e sintéticos, as quais revelaram ganhos no uso dos métodos propostos quando comparados com o estado da arte da área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1671282 - CLAUDIO JOSE BORDIN JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1296761 - MARCELO BENDER PEROTONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DIOGO MARTINS GONCALVES DE MORAIS - FESA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODRIGO MAROTTI TOGNERI - FGV
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATO MACHADO - ITA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - DENIS GUSTAVO FANTINATO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 05/05/2023 13:50
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod