PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: AMANDA YUMI AMBRIOLA OKU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA YUMI AMBRIOLA OKU
DATA : 22/05/2023
LOCAL: Por participação remota - Link da videochamada: https://meet.google.com/sin-sqto-gsz

Modelos de aprendizagem de máquinas e teoria de grafos em dados de Espectroscopia Funcional no Infravermelho Próximo aplicados a educação de STEM

Este trabalho apresenta o uso da técnica de espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS) para pesquisa educacional. A técnica de fNIRS permite o estudo de aspectos cognitivos envolvidos na aprendizagem e a identificação de padrões na atividade cerebral. O estudo propõe novos métodos para analisar dados do ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática) em diferentes estágios da educação: educação infantil, ensino básico e educação superior. Para isso, foram utilizados métodos de aprendizado de máquinas (Floresta Aleatória e Regressão Logística com LASSO) para prever o desempenho dos alunos de ensino superior em aula virutal e também foram utilizadas medidas de teoria dos grafos para estudar as interações entre professores e alunos de educação básica e infantil. Dentre os resultados obtidos, foi observado que  possível detectar níveis de engajamento de alunos em tarefas bem como distinguir métodos de ensino expositivo e interativo na interação de alunos com professor. Esses resultados permitem afirmar a necessidade de metodologias mais ativas para aprendizagem e avaliar a importância da interação professor e aluno.

Presidente - Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DAVID KOHAN MARZAGÃO