PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO ABIDIAS DA SILVA SERAFIM

DISCENTE : LEANDRO ABIDIAS DA SILVA SERAFIM
DATA : 17/12/2021
LOCAL: Remoto

Estudo de técnicas de redução de dimensionalidade aplicadas a EEG para reconhecimento de emoções

A classificação de emoções através do uso de sinais de EEG é um assunto que tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas, inclusive relacionado ao desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina. Neste trabalho, focamos na etapa de redução de dimensionalidade, necessária antes da etapa de classificação. Até o momento, foram testados o clássico método baseado em Análise por Componentes Principais (PCA) e também o método Máxima Relevância Mínima Redundância (MRMR).  Propomos uma alteração no método de Máxima Relevância Mínima Redundância (MRMR) de forma a trabalhar com o sinal de EEG sem a necessidade de uma etapa de discretização. Mostramos como o método proposto melhora significativamente o desempenho dos classificadores quando comparado ao clássico PCA ou mesmo ao uso de todas as informações disponíveis. Dentro do contexto deste trabalho, pretendemos também implementar o Correlation-based Feature Selection (CFS) e comparar o desempenho de todos os métodos implementados.

Presidente - Interno ao Programa - 1544392 - ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3008017 - DENIS GUSTAVO FANTINATO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA