PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR COSTA BERALDO

DISCENTE : VICTOR COSTA BERALDO
DATA : 27/04/2021
LOCAL: Por participação remota

Verificação de locutores com d-vectors

A verificação automática de locutores revela-se de grande importância para segurança na autenticação de pessoas. Concebida através de dados de voz, seu papel como ferramenta de autenticação tem sido feito, com melhores desempenhos, por meio do aprendizado profundo de redes neurais utilizando d-vectors. Entre seus benefícios está a desnecessidade de treinar novos modelos para verificar locutores inexistentes nas bases de treinamento. Neste contexto, notou-se a necessidade de comparar modelos com técnicas semelhantes as mencionadas anteriormente, em situações onde temos dados para treinamento que não foram obtidos da mesma origem que a base de teste, representando um problema real, onde necessita-se escolher um modelo, porém não há dados de treinamento e teste com as mesmas características. As comparações foram feitas com os modelos SincNet e GE2E variando as condições de treinamento.

O presente trabalho propõe, portanto, novas formas de treinar verificadores nas condições definidas, com o treinamento dos modelos SincNet e GE2E com técnicas de aumento de dados, utilizando ruídos de sons urbanos e ruído branco. Foi proposta também a combinação dos modelos, chamada SincNet + GE2E, onde foi adaptada a rede SincNet para ser treinada com a função de custo GE2E.

Os resultados obtidos mostraram que a SincNet apresentou melhor desempenho. Já o modelo proposto SincNet + GE2E teve um desempenho melhor que o GE2E, porém não superou a SincNet padrão. Esta, além de obter melhores resultados,  apresentou menos dependência da origem dos dados para generalização, em relação ao GE2E.

Presidente - Interno ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2356637 - KENJI NOSE FILHO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA