PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME TORRES DE CAMARGO

STUDENT : GUILHERME TORRES DE CAMARGO
DATE: 09/04/2024
TIME: 09:00
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:

AVALIANDO OS IMPACTOS DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA FOTOVOLTAICA NO BRASIL: UM PANORAMA DOS DESAFIOS REGULATÓRIOS PARA A INTEGRAÇÃO DOS PROSUMIDORES.

PAGES: 70
BIG AREA: Outra
AREA: Multidisciplinar
SUMMARY:

Uma das formas de produção de energia elétrica que mais cresce no Brasil é a Geração Distribuída (GD), composta principalmente por energia solar fotovoltaica. A GD passou de 5 MW de potência instalada em 2015 para 26.720 MW em janeiro de 2024, podendo suprir 6% do consumo do país e representar 11% do parque gerador brasileiro. Este trabalho tem como objetivo analisar toda a trajetória regulatória da GD no Brasil, e outros mercados internacionais, com o foco de identificar os impactos da GD no setor elétrico brasileiro e propor mudanças regulatórias para adequar o atual modelo. Ao avaliar o cenário futuro de expansão da GD, alguns impactos no setor elétrico brasileiro devido à GD podem ocorrer, tais como: sobrecontratação de distribuidoras, deslocamento hidráulico, aumento de tarifas principalmente para consumidores residenciais, expansão das linhas de transmissão, necessidade de aumentar a flexibilidade operacional do SIN, entre outros. Será necessário que o regulador, o planeador e o operador do sistema trabalhem em conjunto para tornar possível a integração dos prosumidores, mantendo a modicidade tarifária e confiabilidade do sistema. Por fim, este trabalho apresenta uma análise regulatória baseada em um cuidadoso levantamento bibliográfico sobre os impactos da expansão da GD no Brasil e em diversos países.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2236209 - RICARDO DA SILVA BENEDITO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544274 - SERGIO HENRIQUE FERREIRA DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 802.865.930-68 - IVO CHAVES DA SILVA JUNIOR - UFJF
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 433669 - FABIANA APARECIDA DE TOLEDO SILVA
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 09:53