PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE PELISSARI

STUDENT : FELIPE PELISSARI
DATE: 01/04/2024
TIME: 13:00
LOCAL: On line
TITLE:

OTIMIZAÇÃO BASEADA EM MODELO SUBSTITUTO APLICADA A COLETORES SOLARES TIPO CALHA PARABÓLICA COM GEOMETRIA VARIÁVEL

PAGES: 76
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Fenômenos de Transporte
SPECIALTY: Transferência de Calor
SUMMARY:

Na pesquisa atual, um modelo numérico quase bidimensional é usado para predições de desempenho energético e exergético levando em consideração oito módulos PTC em linha com geometrias variáveis, juntamente com a direção do fluxo principal, para fluidos de transferência de calor Therminol VP-1 e Syltherm 800. Tem-se um total de trinta e sete variáveis de entrada, sendo trinta e duas referentes aos parâmetros geométricos e cinco parâmetros ambientais/operacionais. Procedimentos de otimização baseados em substitutos (metamodelo de Kriging combinado com NonDominated Sorting Genetic Algorithm, NSGA-II) são usados para construir a fronteira de Pareto para duas funções objetivas: (i) Maximização do ganho útil e eficiência térmica e, (ii) Maximização do ganho útil e minimização da destruição exergética. Os resultados de otimização indicaram que o ganho útil de 8 matrizes PTC em linha pode atingir até 1,0 MW para ambos os óleos térmicos. Pela variação dos parâmetros de entrada juntamente com a matriz PTC, um amplo ganho útil pode ser alcançado, com degradação de eficiência térmica desprezível. Com relação à fronteira de Pareto de ganho útil e destruição exergética, há um importante ponto assintótico para ganho útil, em que seu aumento apenas promove o aumento da destruição exergética. Em termos de razão de concentração, as frentes de Pareto mostraram que cerca de 95% e 90% dos módulos PTC podem ser assumidos como "heterogêneos" juntamente com a matriz para as funções de primeiro e segundo objetivo, respectivamente. Finalmente, o coeficiente de transferência de calor convectivo e as temperaturas externa do receptor e da cobertura externa do vidro, juntamente com a matriz PTC para diferentes indivíduos das frentes de Pareto, são discutidos em detalhes.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2312727 - DANIEL JONAS DEZAN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600874 - MARCELO MODESTO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEANDRO OLIVEIRA SALVIANO - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1985515 - ANTONIO GARRIDO GALLEGO
Notícia cadastrada em: 10/03/2024 15:13