O pensamento sobre desenvolvimento nacional nas décadas de 1950 e 1960 e a função do ensino superior nas diferentes correntes teóricas.
Este trabalho pretende dar uma contribuição para o campo da Economia Política a partir de um esforço da história do pensamento abordando especificamente as funções do ensino superior para as escolas que pensaram o desenvolvimento nacional. Com isso, naturalmente, se entende que há uma contribuição com todos os campos que estudam o ensino superior. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica e uma análise interpretativa de três das principais vertentes do pensamento nacional que abordaram o tema do desenvolvimento nacional nas décadas de 1950 e 1960, buscando identificar as premissas em torno da educação superior. Desta forma, se apresenta o objetivo de organizar um pensamento que existiu, mas que ainda não recebeu a devida atenção do ponto de vista acadêmico, em comparação com os vários trabalhos que, corretamente, observam a predominância do setor econômico, de economistas e de uma visão economicista nas políticas educacionais. Colocado de outra forma, este trabalho pretende organizar o pensamento para o ensino superior que existia antes do predomínio de uma visão de mundo neoliberal e perfeitamente subordinada à divisão internacional do trabalho. Com isso, há a perspectiva de inserção do papel da universidade, ou do ensino superior, em futuros debates que voltem a se orientar a partir do problema do subdesenvolvimento.