PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de DEFESA: ALVARO MARINHO MARQUES

DISCENTE : ALVARO MARINHO MARQUES
DATA : 06/11/2024
LOCAL: Sala 207 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

DEPENDÊNCIA E TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS EM CTI: Estudo de iniciativas financiadas por atores internacionais no Brasil (2001-2023)

Este trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estado brasileiro, ao nível federal, incorporou as ideias de atores e organizações internacionais em suas estratégias de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), no período de 2001 a 2023. Para tal, parte-se de uma discussão teórica acerca da relação entre CTI e o papel do Estado na estruturação de políticas voltadas para a área, propondo um diálogo com duas vertentes teóricas: uma que analisa os mecanismos de transferência de políticas públicas e outra que busca entender os aspectos culturais da dependência. Na etapa empírica, utilizou-se a metodologia de estudo de caso único, com foco nos projetos financiados por atores internacionais no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O estudo indica que esse tipo de financiamento está atrelado a mecanismos para a transferência de modelos e conceitos produzidos no exterior, o que reforça a dependência cultural do Brasil. Embora já existam estudos que buscam discutir o papel do Estado nas trajetórias de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a dimensão internacional na condução de iniciativas na área, a presente pesquisa pretende aprofundar o debate sobre as relações de poder entre países do Norte e do Sul Globais e as assimetrias na produção, distribuição e assimilação de conhecimento nesse contexto.

Presidente - Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1844906 - FLAVIO ROCHA DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2356565 - FLAVIO THALES RIBEIRO FRANCISCO