APRENDIZAGEM SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A GOVERNANÇA AMBIENTAL: O CASO DA COMUNIDADE VILA NOVA ESPERANÇA – MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO E TABOÃO DA SERRA, NA LUTA PELO DIREITO À MORADIA E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
A complexidade das cidades demanda planejamento que concilie o atendimento às demandas por moradia e a conservação ambiental, pois as cidades são territórios de conflitos entre os interesses econômicos e as necessidades da população, fruto do processo de urbanização excludente no Brasil. A possibilidade de mudança está nos movimentos de moradores das periferias que lutam pela política urbana (inclusiva e democrática), por meio da mobilização social. Diante deste contexto, a referida pesquisa de doutorado tem por objetivo identificar e analisar as ações e relações constituídas na Comunidade Vila Nova Esperança – municípios de São Paulo e Taboão da Serra, que propiciaram aprendizagem social entre os diferentes atores sociais que atuaram(am) neste território, período de 2004 a 2024, e sua contribuição para a governança ambiental, na luta pelo direito à moradia e a conservação ambiental. Será utilizado o método etnográfico de pesquisa, iniciando com revisão bibliográfica, levantamento documental com histórico da VNE, relatórios fotográficos sobre o local, atas e listas de presença das reuniões, participação em assembleias da Comunidade, audiências públicas sobre o direito de permanecer no território – e não a remoção dos moradores, realização de entrevistas semiestruturadas com lideranças da comunidade e moradores da Vila, bem como, pesquisadores universitários, representantes de ONGs e técnicos do poder público. Conclui-se que, suspostamente, a permanência dos moradores neste território se dá pela sua participação, realização de atividades sustentáveis no território e pelo processo de aprendizagem social que contribui para a governança ambiental local.