PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de DEFESA: LUCIANA GUIMARÃES MOREIRA

DISCENTE : LUCIANA GUIMARÃES MOREIRA
DATA : 12/11/2024
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

A diferença que faz uma geração:Diferentes percepções geracionais em movimentos sociais organizados na cidade em São Paulo.

O presente trabalho é fruto do Projeto de Extensão Territórios Populares Insurgentes, uma parceria da UFABC com a Central de Movimentos Populares (CMP), realizado junto com o Laboratório de Justiça Territorial (LabJuta). A partir da indagação das lideranças da CMP de “onde estão os jovens hoje?” a pesquisa busca abordar distanciamentos e aproximações no que diz respeito a principais pautas mobilizadoras e formas de atuação dentro de movimentos sociais e grupos ligados à CMP à partir de um recorte geracional. Trata-se de uma pesquisa exploratória que aborda um universo juvenil específico e não pretende estabelecer qualquer tipo de generalização sobre a condição juvenil de forma universal. Partimos do pressuposto que mudanças no panorama geral urbano, bem como do cenário político, social e cultural, acarretam também em novas formulações dentro dos movimentos sociais, seja nas principais pautas que geram engajamento, bem como a forma de se organizar e atuar politicamente. Assim, abordamos um corpo teórico que nos auxiliou a compreender as diferenças históricas e socioespaciais. Também trazemos a experiência dos dois anos de Projeto de Extensão "Territórios Populares Insurgentes" para levantar dados e reflexões empíricas. Nessa conjunção entre teórico e empírico, a pesquisa busca esboçar possíveis respostas ao questionamento das lideranças da CMP.

Presidente - Interno ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HUGO FANTON RIBEIRO DA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2563994 - RICARDO DE SOUSA MORETTI